Dom Armando Bucciol lança Livro com 65 “aperitivos” litúrgicos para o estudo da área

Elaborado como breves colocações faladas para a Rádio Milícia da Imaculada (SP), os temas apresentados por dom Armando Bucciol, bispo de Livramento e presidente da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em seu livro “Sinais e Símbolos, Gestos e Palavras na Liturgia” são de maneira essencial, como “aperitivos litúrgicos”, para orientar no estudo da liturgia e incentivar a busca de ulteriores informações na abundante bibliografia existente. O livro, publicado pela Edições da CNBB, foi lançado na reunião do Conselho Episcopal Pastoral da entidade, no último dia 24 de outubro.

Livro já está disponível para compra no site da Edições CNBB. Foto: Daniel Flores/CNBB

Segundo dom Armando, os que exercem algum ministério na Igreja devem compreender a rica e complexa linguagem litúrgica. “Os sinais, símbolos, gestos e palavras das nossas celebrações têm uma longa história, com expressões próprias, que necessitam ser conhecidas para favorecer a participação e uma maior harmonia e coerência na dinâmica litúrgica”, disse.

O bispo afirma ainda que se toda ação celebrativa for vivida com adequada compreensão interior, e cada gesto realizado com nobre simplicidade e verdadeira espiritualidade, a celebração torna-se uma epifania do Ministério pascal de Cristo. “Então, acontecerá o que papa Francisco almeja, isto é, que a Igreja evangelize com a beleza da liturgia”, enfatiza dom Armando.

No livro são apresentadas sessenta e cinco palavras pensando, de maneira especial, nas Equipes de Liturgia, nos Agentes de pastoral, nos Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, nos Coroinhas e em todos que queiram se aprimorar para servir melhor na Pastoral da Liturgia e da Catequese. “É meu desejo que estas páginas, incentivando melhor compreensão da linguagem litúrgica, contribuam para tornarem os eventos de graça que celebramos, verdadeiras experiências de Cristo morto e ressuscitado”, finaliza o bispo.

Entre as sessenta e cinco palavras apresentadas estão o Sinal da Cruz, a Água Benta, a Água Unida ao Vinho, o Altar, o Ambão, a Cruz, a Coleta, Ritus e Rituais, entre outros. O livro já está disponível para compra no site da Editora da CNBB (acesse aqui).

Confira, abaixo, entrevista exclusiva com dom Armando sobre seu livro:

Share This