Dom Damasceno diz que Igreja quer recuperar dimensão missionária a partir da Missão Continental

“O objetivo da Missão Continental é recuperar a dimensão missionária de toda a Igreja na América Latina com o desejo de colocá-la, com toda a sua estrutura, em estado permanente de missão”. Foi o que disse o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), dom Raymundo Damasceno Assis, na coletiva de imprensa desta quinta-feira, 6.

O arcebispo reafirmou a posição da Igreja em levar o Evangelho a todas as pessoas de maneira diferenciada da missão tradicional. “Com a Missão Continental queremos levar os leigos a serem protagonistas da Palavra em suas próprias dioceses, paróquias e comunidades, porque esse modelo de missão acontece nas bases”.

Tema Central

domjoaoboscodefariasA presença de Cristo na Eucaristia; Leitura, meditação e reflexão da Palavra de Deus, e a prática da caridade. Estes são os três pólos que equilibram a vida da Igreja, segundo o arcebispo de Diamantina (MG), dom João Bosco Oliver de Faria. De acordo com ele, a Assembleia optou por valorizar o estudo da Palavra de Deus porque a Bíblia muda o sentido da vida do ser humano. “A Palavra de Deus alimenta a vida do cristão. Não se trata de um texto fixo, mas sim da possibilidade de tornar rica a experiência da pessoa com Deus. Já a caridade faz com que a pessoa pense no seu próximo e não apenas em si. Tudo isso trazemos para um estudo mais aprofundado na Assembleia porque acreditamos que essa Palavra deve ter maior alcance junto aos leigos”, sublinhou.

Dom João Bosco afirma ainda que um pólo leva ao encontro do outro e traz como conseqüência o equilíbrio da vivência cristã. “A união da pessoa com aquilo que Cristo nos ensina no Evangelho, leva naturalmente a pessoa à dimensão de pensar no próximo e viver em comunidade. Leva as pessoas também à prática da caridade. Se faltar um desses pilares nós desequilibramos”, concluiu.

Veja fotos do evento no Flickr.

Fotos: Pe. Altevir, CSSp

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This