Dom Darci participa de encontro do Celam em Bogotá em nome da CNBB

Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação representará a CNBB no encontro sobre comunicação convocado pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Outros bispos e também alguns secretários-executivos ou delegados dos Departamentos ou Comissões de Comunicação e Imprensa das conferências episcopais da América Latina e do Caribe também foram chamados para um encontro em Bogotá que será realizado de 5 a 9 de março. Existem 22 conferências e países que compõem o Celam. Destas, 18 confirmaram a presença no encontro.

A reunião que se propõe a fortalecer comunhão e pretende compartilhar o trabalho que é realizado em cada país. Além disso, serão apresentadas questões atuais que incluem o modo e a linguagem para que a mensagem e a informação produzidas na Igreja sejam atraentes na enorme esfera do mundo de hoje e também sobre a forma co mo o trabalho neste campo seja fortalecido, em cada nação. Ao mesmo tempo, pretende-se estabelecer linhas pastorais para uma pastoral de comunicação conjunta no continente.

A reunião será realizada na Casa de retiros San Pedro Claver, localizado no coração da cidade de Bogotá, na Colômbia. A atualização e realização do trabalho em cada país e no continente requer a análise e aprofundamento da realidade da região, por isso há um espaço que ajudará nesta linha. Vários bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, especialistas técnicos em diversos temas, ajudarão a tornar a reunião muito útil para a pastoral da comunicação ao serviço dos povos e sociedades.

Estrutura do encontro

Um texto de trabalho foi enviado para todos os convidados no qual se encontra a proposta de reflexão  do encontro: elaborar uma proposta de linhas pastorais em comunicação para América Latina e Caribe “construindo pontes de fraternidade para um compromisso pastoral”. Este texto é fruto do trabalho que contou com as contribuições dos bispos e delegados que participaram de duas reuniões continentais realizadas nos últimos anos. A tarefa dessa reunião agora será de atualizar não só no contexto sócio-político, cultural, econômico e social dos nossos países, mas também do contexto planetário globalizado, no âmbito da caminhada da Igreja liderada pelo Papa Francisco.

O ponto de partida são as constatações presentes no texto: “A Igreja Católica no continente entrou em uma dinâmica comunicacional significativa: nota-se a essência humana e humanizadora dos processos de comunicação; espaços importantes de reunião e coordenação são mantidos de maneira central e por região; várias Igrejas Particulares entraram no campo da comunicação digital e passaram a interagir em redes sociais, entre outros avanços; embora o uso de tecnologias tenha aumentado, no entanto, ainda existe setores da Igreja que permanecem marginalizados e excluídos de seus benefícios; há avanços importantes na elaboração de uma teologia da comunicação, sem, no entanto, uma necessária continuidade e a comunicação não tem ocupado o lugar e a importância atribuídos pelo Magistério da Igreja”.

Participação do Brasil

O presidente da Comissão de Comunicação da CNBB levará aos bispos e outros participantes alguns relatórios sobre o que se faz no Brasil no campo da animação da comunicação considerando os quatro eixos pastorais definidos pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: formação, articulação, produção e espiritualidade. Ele também vai partilhar as experiências nacionais de encontros de comunicadores da Igreja tanto no campo da pastoral como no campo da animação de profissionais que atuam na área.

Além de dom Darci, Pe. Rafael Vieira, assessor da Comissão e responsável pela Assessoria de Imprensa da Conferência também estará presente.

 

Tags:

leia também