Dom Décio Sossai Zandonade completa 15 anos de episcopado

A Festa da Apresentação do Senhor, que será celebrada nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, terá um significado especial para a diocese de Colatina (ES), isto porque o seu bispo, dom Décio Sossai Zandonade, comemora 15 anos de Ordenação Episcopal. Uma grande missa em ação de graças irá acontecer na Catedral de Colatina, às 19h30. Na ocasião, ele também abrirá oficialmente o ano da 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral.

A notícia de que dom Décio havia sido escolhido pelo papa João Paulo II para ser bispo o pegou de surpresa. Ele era então um padre de 54 anos que atuava em Belo Horizonte (MG). A carta do papa foi entregue pelo então arcebispo da capital mineira, cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, em novembro de 1996. As palavras deste, na ocasião, estão ainda vivas nas memórias de dom Décio: “A graça do episcopado é maior que todos os limites. Não tenha medo”.

A ordenação episcopal aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1997, em sua terra-natal, Venda Nova do Imigrante, região serrana do Espírito Santo. Foi o próprio dom Décio quem ajudou pessoalmente a preparar a liturgia e demais detalhes da celebração.

O lema episcopal de dom Décio, que celebrou cerca de 100 mil crismas, é “Domine ut videam”, que quer dizer “Senhor, que eu veja” (Lc 18,41). “Lembra o cego de Jericó que, percebendo a passagem de Jesus, abandonou o manto de mendigo à beira do caminho, deu um salto decidido, suplicou a cura de sua visão e, curado, prosseguiu no seguimento de Jesus”, explicou.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This