Dom Jacinto Flach participa de 17ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Neste fim de semana, de 19 a 20 de outubro, a diocese de Criciúma (SC) realizou sua 17ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que reuniu mais de 140 representantes de todas as 29 paróquias e santuário diocesano, na Fundação Shalom da Família, em Linha Batista.

Durante a missa, celebrada no fim da manhã de sábado, o bispo de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, anunciou duas novidades que foram acolhidas e confirmadas pelos participantes da Assembleia. Logo após a Comunhão, chamou à frente o atual coordenador diocesano de Pastoral, padre Antônio Mendes, e revelou sua ida para atuar no projeto “Diocese Irmã”, firmado com a prelazia de Cristalândia, em Tocantins.

“Me coloquei à disposição, não para ser missionário, mas para concretizar este projeto da diocese. Estarei em Cristalândia em nome da diocese de Criciúma e daqui no máximo três anos, volto para cá e outro vai, mas se não tiver outro para ir, eu não volto, pois não vou deixar morrer este projeto. Que Deus nos abençoe, nos ajude e nos dê força para realizar tudo isso. ‘Eis-me aqui, envia-me’!”, assumiu o padre Antônio, que também é pároco da Paróquia São Donato, de Içara.

O bispo da prelazia de Cristalândia, dom Rodolfo Luís Weber, esteve em Criciúma, no dia 23 de agosto, e apresentou a realidade da prelazia ao Conselho Diocesano de Pastoral, junto os demais padres e seminaristas da diocese. Neste mesmo dia, padre Antônio afirmou ter sentido o desejo de aderir à missão, entretanto, só manifestou sua vontade duas semanas depois, a dom Jacinto. O sacerdote relata que sempre teve dentro de si o desejo de abraçar um dia uma experiência de missão.

O bispo dom Jacinto manifestou sua alegria com a iniciativa do padre. “Nós ajudamos aos que mais precisam e como diria o coordenador da Comissão Missionária Diocesana, padre Valdemar Carminati, ‘na nossa pobreza, vamos dar um pouco de nós aos outros’”, ressaltou.

criciumaoutubro2012Nova Coordenação Diocesana de Pastoral

Com a saída de padre Antônio Mendes, no início de 2013, assume a missão em seu lugar o atual vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga, padre Joel Sávio.

O novo coordenador diocesano de Pastoral recebeu o convite do bispo ainda no ano passado, por ter seu nome entre os indicados na 16ª Assembleia. Padre Joel, recém-ordenado, ainda não se sentia preparado para a missão e após mais um ano de experiência, resolveu aceitar. “O coordenador diocesano não está lá para resolver os problemas. Está lá para ser uma ponte entre problema e solução. Peço a oração de todos para fazer um bom trabalho e atuarmos de forma conjunta em nossa diocese”, ressaltou padre Joel, que fica à frente do serviço pelos próximos três anos.

Assembleia traça atividades comuns para 2013

Entre os principais assuntos definidos na pauta da 17ª Assembleia Diocesana de Pastoral, esteve a organização e motivação para a passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que estarão na diocese de Criciúma de 04 a 07 de janeiro de 2013. O cronograma da peregrinação dos símbolos e da Semana Missionária, que antecede a JMJ, será divulgado nos próximos dias.

Durante a assembleia, os mais de 140 participantes também aprovaram e concluíram o novo Plano Diocesano de Pastoral, que regerá a Igreja diocesana até 2015. O documento será impresso e disponibilizado às paróquias e comunidades a partir do ano que vem.

Tags:

leia também