Dom José Alberto Moura, obrigado

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo  de Montes Claros

O Papa Francisco acolheu, no dia 21 de novembro, o pedido de renúncia de Dom José Alberto Moura ao governo pastoral da Arquidiocese de Montes Claros. No mesmo ato, o Papa nomeou a mim, que desde maio de 2017 exerço o ofício de coadjutor, como terceiro arcebispo metropolitano de Montes Claros.

A Igreja, nos seus cânones, prescreve que o bispo, ao completar seus 75 anos de idade, deve apresentar ao Santo Padre seu pedido de renúncia. Dom José Alberto, que completou 75 anos em 23 de outubro passado, assim o fez. Uma vez que seu pedido de renúncia foi aceito e publicado oficialmente, a partir de agora ele é chamado arcebispo emérito de Montes Claros. Este título reconhece seus vínculos com esta Igreja à qual serviu com fidelidade e zelo. É uma expressão agradecida a quem tudo ofereceu de si mesmo para cumprir o que lhe foi confiado.

Nestes dezoito meses de convivência direta, encontrei em Dom José Alberto um homem de fé, marcado pela simplicidade no estilo de vida e zeloso defensor dos mais pobres. Sua assiduidade à oração e à eucaristia é testemunho de uma vida iluminada pela fé em Jesus Cristo, alimentada cotidianamente pela Palavra de Deus. Sua preocupação com os pobres se manifesta nos diálogos e trabalhos em favor da dignidade e da defesa da vida. Os diversos serviços prestados à Igreja na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e no Regional Leste 2 atestam um espírito de comunhão eclesial e compromisso com a colegialidade episcopal.

Dom José Alberto, espontaneamente, optou por transferir-se para Uberlândia, cidade onde exerceu o ministério episcopal por 17 anos. Estará mais próximo de sua terra natal – Ituiutaba – e, por isso, mais próximo de familiares. Sua decisão não corta os vínculos conosco, pois ele está definitivamente ligado a esta Arquidiocese por tantos títulos. Seja pela história e pelas amizades, seja pela memória da missão e pela entrega de sua vida ao Reino nestas terras norte-mineiras.

Em seu coração sacerdotal, Dom José Alberto sabe o quanto a Igreja de Montes Claros lhe deseja o bem, a saúde e a paz. Inúmeras foram as manifestações de carinho e de apreço nestes últimos meses. Palavras e visitas, presentes e orações, tudo demonstrou o afeto e o cuidado do Povo de Deus ao seu querido pastor.

Na Festa de Cristo Rei, na Celebração da Paz e da Unidade, marcada para o próximo domingo, 25 de novembro, no Ginásio Poliesportivo de Montes Claros, vamos juntos agradecer a Dom José Alberto por tudo o que doou de sua vida a serviço deste povo.

Renovamos aqui, Dom José, o compromisso de rezar sempre em suas intenções. Queremos o seu bem e não deixaremos de nos esforçar para atendê-lo em suas necessidades. Continue contando conosco. E nós continuaremos, alimentados pelo mesmo pão eucarístico, unidos na mesma missão evangelizadora. Dom José Alberto, muito obrigado.

Share This