Dom José Aristeu toma posse na diocese de Luz

Dom José Aristeu Vieira tomou posse da diocese de Luz (MG), no último domingo, 14, prestigiado por uma multidão de fiéis.  A cerimônia de posse canônica foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira, que na ocasião ressaltou a humildade e simplicidade do novo bispo, e a importância de sua nomeação durante o pontificado de Francisco, que prega exatamente essas virtudes.

Em sua homilia, dom José Aristeu ressaltou a importância dos sucessores apostólicos em sua missão junto ao povo de Deus, buscando fundamentação nas palavras do papa Francisco. “Os padres e os bispos devem ser cultivadores em nossas dioceses, dando brotos para serem plantados no coração do povo. E ao anunciarmos o Cristo às outras pessoas, será necessário deixar nossa prepotência e nossa arrogância de lado, para que nosso povo experimente a alegria de anunciar o Evangelho”, disse. Em suas palavras finais, dom Aristeu incentivou cada um a fazer uma experiência própria e profunda com Cristo.

Dom José Aristeu

José Aristeu Vieira nasceu em 14 de julho de 1952, no Distrito de São Gregório, município de Rio Vermelho, em Minas Gerais. Estudou no Seminário da arquidiocese de Diamantina e foi ordenado sacerdote em outubro de 1979, em Coluna (MG).

Os 35 anos de trajetória presbiteral foram marcados por inúmeras funções dentro e fora da arquidiocese de Diamantina. Atuou por 18 anos como promotor na Pastoral Vocacional arquidiocesana; foi coordenador de Pastoral da arquidiocese; coordenador da Pastoral Vocacional do regional Leste 2; membro do Grupo de Animação e Reflexão Vocacional (GAV) da CNBB.

Entre 2003 e 2006, presidiu a Comissão de Presbíteros no regional Leste 2. Em 2007, foi eleito membro permanente do Conselho Geral do Prado, residindo em Lyon, na França, até 2013. Foi nomeado bispo da diocese de Luz, pelo papa Francisco, em fevereiro deste ano, e sua ordenação foi celebrada em Curvelo (MG).

Com informações da diocese de Luz

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This