Dom Lorenzo Baldisseri é nomeado Secretário do Colégio Cardinalício

O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 7, o arcebispo italiano dom Lorenzo Baldisseri, 72 anos, o novo Secretário do Colégio Cardinalício. Dom Lorenzo foi núncio apostólico no Brasil por nove anos.

Dom Baldisseri é atualmente o Secretário da Congregação para os Bispos. Nascido na cidade toscana de Barga, foi ordenado sacerdote em 1963 é formado em Direito Canônico. Em 1973 entrou no serviço diplomático da Santa Sé e desempenhou missões nas representações pontifícias de Guatemala, Japão, Paraguai, Haiti, França, Zimbábue, além do Brasil.

Em 1992 foi nomeado Núncio Apostólico no Haiti, em 1995 no Paraguai e em 1999 na Índia e Nepal. Em 12 de novembro de 2002, João Paulo II nomeou dom Baldisseri Núncio no Brasil, cargo que ocupou até 11 de janeiro passado.

Atualmente, o Colégio Cardinalício é presidido pelo cardeal Angelo Sodano e é formado por 214 cardeais, dos quais 125 podem participar em um eventual conclave, por terem menos de 80 anos.

Como estabelece a normativa vaticana, apesar de não poderem entrar na Capela Sistina, onde se realizam os conclaves, para eleger o papa, podem ser eleitos.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This