Dom Orani dá posse ao novo reitor da PUC-Rio

O padre jesuíta Josafá Carlos de Siqueira, 58, é o novo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Com mais de 13 mil alunos sob seus cuidados, em 26 cursos, sua gestão inicia com a implantação, a partir do ano letivo de 2011, de um novo curso de graduação em biologia.

PUC-RJ2Na quinta-feira, 1º, na sala da Reitoria, o novo reitor fez a sua profissão de fé e a leitura dos artigos do estatuto social referente aos seus deveres na presença do Grão-Chanceler da PUC, dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. O ato faz parte da disciplina canônica da Igreja, com fórmula aprovada pela Sé Apostólica.

Já a cerimônia de posse ocorreu às 16h no ginásio do Campus Gávea, com a presença de 300 pessoas. Padre Josafá sucede a padre Jesus Hortal Sánchez, que recebeu os agradecimentos do arcebispo do Rio por ter transformado a PUC-Rio “numa instituição referencial do país no campo da pós-graduação e da pesquisa”. Padre Hortal ficou à frente da PUC durante 15 anos.

“É uma grande responsabilidade que o novo reitor tem pela frente. Mas ele não está sozinho, tem o auxílio do Espírito Santo e de seus colaboradores, que devem compartilhar as preocupações do cotidiano em oferecer um ensino onde prevaleçam os valores humanos e cristãos, imprescindível num mundo em constante transformação”, afirmou dom Orani

Padre Josafá ressaltou o grau de pertença que alunos, professores e funcionários têm pela PUC-Rio, criada há 70 anos.
“Um sentimento forte de pertencimento, constituindo uma riqueza admirável que marca a vida de cada um, e que diferencia a nossa Universidade de outras instituições de ensino superior no Brasil”, disse o novo reitor, afirmou.

Fundada em 1941 por dom Sebastião Leme e pelo padre Leonel Franca, a Universidade recebeu, em 1947, o título de Pontifícia pelo Papa Pio XII. Seu novo reitor é goiano de Pirenópolis. É formado em História Natural e doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Há 24 anos ingressou no Departamento de Geografia da PUC-Rio, atuando como professor e pesquisador em biogeografia e ética ambiental. Desde 2004 ocupa a vice-reitoria.

Colaborou: Carlos Moioli

Tags:

leia também