Dom Orani participa de Encontro de Comunicadores neste sábado

Neste sábado, 19/05, profissionais de comunicação do Rio de Janeiro terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre “Silêncio e Palavra”, com o objetivo de avaliar a importância de ambos para um bom discernimento da comunicação. Promovido pelo Vicariato para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio, o Encontro de Comunicadores deve reunir cerca de 190 profissionais com o intuito de proporcionar à imprensa carioca uma oportunidade para confraternização, diálogo e reflexão sobre a mensagem escrita pelo Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, que é celebrado anualmente pela Igreja na Solenidade da Ascensão do Senhor.

A expectativa é promover um diálogo baseado no respeito visando a construção de uma sociedade melhor, como explica o Arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta. “Esperamos que esse diálogo que vamos estabelecer, construído com respeito e com preocupações de unidade para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, traga benefícios para a nossa sociedade”.

Ele explica que o grande desafio proposto pelo Papa Bento XVI na mensagem deste ano recorda aos profissionais de comunicação que o silêncio favorece a reflexão para que os temas abordados nas notícias apresentem as palavras mais indicadas para uma comunicação ética e verdadeira. “Num tempo de tanto barulho e rumor, as pessoas sentem necessidade desses momentos de silêncio, seja na vida pessoal ou na vida social. Um profissional de comunicação, em meio a tanta produção de conteúdos e a pressões para produzir mais, necessita muito mais dessas ocasiões de silêncio”, pondera o arcebispo.

O encontro será aberto com Celebração Eucarística, presidida por Dom Orani na Igreja da Glória, às 9h – com transmissão ao vivo pela WebTV Redentor e Rede Vida de Televisão. Logo em seguida haverá uma mesa de debates, com a participação da chefe de redação dos telejornais locais da Rede Globo, jornalista Denise Sobrinho, do publicitário Carlos Pedrosa e do crítico de cinema e coordenador de pós graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Miguel Pereira.

No local, os participantes também poderão admirar uma exposição fotográfica sobre fé, silêncio e palavra, com trabalhos dos fotógrafos Gustavo de Oliveira e Guilherme Silva, que atuam na Arquidiocese do Rio há vários anos.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This