Dom Vilson Basso apresenta frutos do Sínodo da Juventude

A evangelização da juventude foi um dos temas da Coletiva de Imprensa do terceiro dia da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP). Na tarde desta sexta-feira, 3 de maio, o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Vilson Basso, apresentou aos jornalistas o relatório final da XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ e a Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus vivit”, do Papa Francisco.

De acordo com dom Vilson, as duas produções serão uma inspiração para a Igreja nos próximos anos quando o assunto for a evangelização das juventudes. Recordando o número 119 do Documento Final do Sínodo, que diz, que, “no momento em que escolheu ocupar-se dos jovens neste Sínodo, a Igreja no seu conjunto fez uma opção muito concreta: considera esta missão uma prioridade pastoral decisiva, na qual deve investir tempo, energias e recursos”, o bispo ressaltou que o Sínodo foi um espaço de voltar os olhos para o tempo de mudanças e a atualização das formas de evangelização da juventude.

Dom Vilson pontuou que o Documento Final do Sínodo serviu de grande inspiração para o Papa Francisco na escrita da Exortação Pós-Sinodal. “O Papa, na “Christus vivit”, cita 55 vezes o Documento Final do Sínodo, traduzindo a experiência sinodal em um texto com linguagem de carta em que o santo padre fala ao coração dos jovens. O livro foi dividido em nove capítulos, onde o Papa discorre sobre a missão do jovem na Igreja e na sociedade e em contrapartida o compromisso evangelizador da Igreja diante das realidades juvenis.

Curso EAD – Dom Vilson adiantou que está sendo gravado um conjunto de doze aulas, na modalidade de ensino a distância, sobre os dois documentos lançado pelo Vaticano. As aulas serão ministradas pelos bispos brasileiros que participaram da XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2018. O curso estará disponível em breve através do portal jovensconectados.org.br.

O Documento Final do Sínodo e a Exortação Apostólica pós-sinodal estão disponíveis para aquisição na loja virtual das Edições CNBB.

Por Franklin Machado

Tags:

leia também