Ecologia Integral foi tema central do Encontro Nacional da Pastur

“A Igreja deve ser o ponto de partida para rios que levem vida a todos os lugares onde estiverem”, ressaltou dom Guilherme Werlang

Mais de 100 agentes da Pastoral do Turismo (Pastur) participaram do 3º Encontro Nacional na cidade de Caldas Novas (GO). Estiveram presentes representantes de 14 estados de cinco regiões do país. Para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Ipameri (GO), diocese que sediou o encontro, dom Guilherme Werlang, a Igreja deve ser o ponto de partida para rios que levem vida a todos os lugares onde estiverem. “Esta é a missão primordial da Pastur”, lembrou o bispo durante homilia da missa de abertura.

A coordenadora da Pastur no Panamá e referencial da Pastur junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), Dênia Mengelles, pontuou que “a pastoral deve ser promotora da ecologia integral, como lembra o papa Francisco na encíclica Laudato Si’, especialmente na promoção da vida digna e desenvolvimento das comunidades tradicionais que vivem do turismo e na denúncia profética contra todo tipo de degradação da vida humana na prática turística, como o turismo sexual e a exploração sexual de crianças e adolescentes”. 

O encontro contou com palestras, partilhas de experiências e trabalhos em grupos, além de um passeio guiado pelos pontos turísticos de Caldas Novas e de uma noite cultural. O bispo auxiliar de Belém (PA) e referencial da Pastur, dom Irineu Roman, parabenizou os participantes e se comprometeu a ser presença constante nas ações nacionais, através da palavra e da atenção especial ao turismo em todo o Brasil. Ao final do dia, a cidade de Castelo, no Espirito Santo, foi anunciada como a sede do 4º Encontro nacional da Pastur em 2017.

Com informações da Pastur

 

Tags:

leia também