Edições CNBB lança Guia com orientações para o Mês Missionário Extraordinário

As comunidades e paróquias já contam com um guia detalhado de sugestões do que fazer para o Mês Missionário Extraordinário, a ser celebrado em outubro deste ano. Fruto do trabalho do Grupo de Trabalho do Mês Missionário Extraordinário 2019, criado no âmbito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Guia do Mês Missionário Extraordinário foi publicado pela Edições CNBB.

Lançado na 36ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional que aconteceu na sede das Pontifícias Obras Missionárias, de 4 a 7 de abril, o Guia brasileiro é composto de 100 páginas e composto por cinco capítulos. O primeiro deles, apresenta a motivação do papa Francisco na realização deste mês especial no discurso aos participantes da Assembleia das Pontifícias Obras Missionárias, em 3 de junho de 2017.

O mês extraordinário missionário, na avaliação do Pontífice, propõe-se a renovar o ardor e paixão, motor espiritual da atividade apostólica de numerosos santos e mártires missionários. Trata-se, nas palavras do papa, de um “tempo extraordinário de oração e reflexão sobre a missio ad gentes”. Os outros capítulos aprofundam os temas: Aprofundando a Missão; Testemunhando a missão; Vivenciando a missão e celebrando a missão. O Guia apresenta sugestões práticas do que pode ser feito em diferentes âmbitos da ação da Igreja e também no campo do trabalho das Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Odelir José Magri, coordenador do Grupo de Trabalho do Mês Missionário Extraordinário 2019.

Sentido eclesial – O bispo de Chapecó (SC), dom Odelir José Magri, coordenador do Grupo de Trabalho do Mês Missionário Extraordinário 2019, falou sobre o lançamento do Guia, em parceria com a Edições da CNBB. Segundo ele, o guia pretende ser um instrumento de ajuda para que a Igreja no Brasil possa se preparar para viver o mês missionário com orientações e sugestões de ações nacionais, regionais, diocesanas, paroquiais e comunitárias. Dom Odelir destaca que o Guia busca dinamizar a vivência do mês missionário como um sentido eclesial que buscará envolver todas as forças da Igreja.

É importante lembrar que o Vaticano, por meio da Congregação para a Evangelização dos Povos, e das Pontifícias Obras Missionárias (POM) lançou uma versão em português, do Guia para o Mês Missionário Extraordinário. O objetivo do Guia é servir às dioceses em suas necessidades de formação e animação missionária, preparando os fiéis ao redor do mundo para se viver o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, para outubro deste ano, por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV.

O Guia do Mês Missionário Extraordinário pode ser adquirido pelo site da neste link Edições CNBB.

Share This