Em encontro, Grebicat aprofunda estudo do texto-base para o Mês da Bíblia 2018

Organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o encontro anual do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat) com representantes de Entidades Bíblicas aconteceu no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo, no dia 18. O objetivo da atividade foi trabalhar os ajustes finais do texto-base para o Mês da Bíblia de 2018 que tem como temaPara que n’Ele nossos povos tenham vida – Livro da Sabedoria” e lema “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6).

Na ocasião também foram pensadas propostas de reflexão e ação para o quadriênio referente ao período de 2020 a 2023, no âmbito da animação bíblica da vida e da pastoral, tendo em vista também a possibilidade de um ano bíblico para toda a Igreja a realizar-se de 2019 a 2020, ocasião em que faz-se memória dos 1600 anos da morte de São Jerônimo.

Grupo reunido no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo. Crédito: Divulgação

Outra questão levada em consideração no encontro foi ainda a definição do tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Primeira Carta de João” e lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1 Jo 4,19) para o Mês da Bíblia 2019.

Segundo encontro

Em sequência, nos dias 19 e 20, aconteceu o segundo encontro do Grebicat. Entre os trabalhos desenvolvidos estiveram o estudo do Documento 107 da CNBB intitulado “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários” e o diálogo sobre a recepção e repercussão do mesmo no cenário nacional.

Ainda durante a reunião, o grupo pôde compartilhar ideias sobre o Diretório Geral para a Catequese, elaborar propostas para a preparação da 4ª Semana Brasileira de Catequese e ainda fazer a escolha do elenco de textos bíblicos que farão parte de uma publicação da Comissão. Esses textos servirão de base para os vários autores, biblistas em sua maioria, desenvolverem reflexão inspirada no capítulo primeiro do Documento 107 da CNBB. A intenção é a de que o grupo considere esse trabalho durante a Semana Nacional, prevista para realizar-se em Itaici, São Paulo, de 14 a 18 de novembro de 2018.

Share This