Arquidiocese de Olinda e Recife construirá Fazenda da Esperança

Em cerimônia, dom Saburido implantou pedra fundamental da Fazenda Esperança na arquidiocese

Autoridades civis e religiosas participaram da cerimônia em que foi implantada a pedra fundamental da primeira Fazenda da Esperança da arquidiocese de Olinda e Recife, na manhã desta quinta-feira, 23. A solenidade foi realizada no terreno de 30 hectares doado pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (PE), no bairro de Muribequinha, onde será construída a fazenda. As obras iniciarão em aproximadamente dois meses.

O ato litúrgico foi presidido pelo arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, que anunciou que a primeira casa do projeto foi doada e será construída pela Rio Ave. “Esse dia é de muita emoção para todos nós. É um projeto que começa a ganhar forma a partir de hoje. A fazenda receberá o nome do Padre Antônio Henrique, numa justa homenagem ao sacerdote que lutou pelos jovens, foi torturado e morto durante o Regime Militar”, revelou.

Na cerimônia, dom Saburido depositou em uma urna a pedra fundamental, além de um terço, uma Bíblia, jornais do dia e uma cópia do documento de posse do terreno. A caixa foi enterrada ao lado da réplica do Cristo Redentor doada pela arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), em 2012, quando foram celebrados os 80 anos do monumento.

A líder comunitária, Fábia Cristiana, relatou a alegria pela escolha do bairro. “Vai ser muito importante para nós do Lote 56 ter a fazenda. Ela vai ajudar muita gente e vamos vir aqui sempre para cuidar do local e fiscalizar as obras”, prometeu.

A área tem uma vista privilegiada da cidade, que permite ver o mar. Cercado de verde, o local fica na zona rural, pois a paz e a natureza são fatores importantes na recuperação dos dependentes. De acordo com o arcebispo, a ideia é que a Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique acolha inicialmente cerca de 12 rapazes, mas que durante o funcionamento novos espaços sejam construídos. Ele espera que a primeira etapa da fazenda seja inaugurada ainda no primeiro semestre de 2016.

O complexo será formado por refeitório, oficina, capela, estacionamento, quadra poliesportiva e três casas. O refeitório para cerca de 150 pessoas será utilizado para receber diariamente todos os jovens da fazenda no horário do almoço, bem como seus familiares e visitantes mensalmente e nas diversas comemorações ao longo do ano. Na cozinha central serão feitas as refeições principais. A capela, também destinada aos familiares e visitantes, terá celebração diária, ao final de cada dia. Além disso, haverá a área de convívio externa, em forma de praça central, possibilitando momentos de descontração e lazer ao ar livre. Todo o projeto está orçado em R$ 4,4 milhões.

Campanhas

Desde o lançamento do projeto em outubro de 2012, a arquidiocese arrecada recursos para a execução das obras. Até agora o montante arrecadado é de aproximadamente R$ 1,1 milhão. Interessados em ajudar podem contribuir por meio de depósito na Conta Corrente: 32892-8 – Banco do Brasil – Agência: 3108-9.

Com informações e foto da arquidiocese de Olinda e Recife

Tags:

leia também