Pastoral Afro de Criciúma e Tubarão celebra a memória de Zumbi dos Palmares

No último domingo, 16, a Pastoral Afro-Brasileira das dioceses de Criciúma e Tubarão (SC) promoveu o 22º ZumbiAfro, um tradicional encontro interdiocesano que reuniu centenas de pessoas na comunidade Santa Bárbara, em Criciúma.

Grupos de Tubarão, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Laguna, Braço do Norte, Içara, Urussanga e Criciúma participaram do encontro, repleto de atividades que fazem memória a Zumbi, o grande líder do Quilombo dos Palmares e respeitado herói da resistência antiescravagista. O evento também faz menção ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

O evento contou com a palestra “Diálogo de Inclusão com toda a raça humana”, conduzida pelo leigo Joênio Marques. Em seguida, uma missa presidida pelo padre orionita Luiz Carlos de Aguiar Gregório, encerrou as atividades matutinas. “Esse encontro valoriza a liberdade do negro e seu valor, sua participação na Igreja. Vem para mostrar que o negro deve dar valor à sua raça, sua cor e sua religiosidade”, ressalta a coordenadora diocesana da Pastoral Afro, Nadir da Rosa dos Santos.

Após um almoço de confraternização, a tarde seguiu com as apresentações culturais.

Com informações da Pastoral Afro-Brasileira de SC

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This