Encontro de atualização para presbíteros acontecerá em âmbito regional, a partir de 2019

A partir de 2019, o encontro de atualização para presbíteros acontecerá em âmbito regional. É o que informa o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), padre José Adelson da Silva Rodrigues. A intenção é promover um encontro mais participativo e atraente para os padres, uma vez que acontecerá no contexto de cada um dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Padre José Adelson, presidente da CNP | Foto: Matheus de Souza

A decisão foi tomada em reunião entre a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e a direção da CNP. Na ocasião, consideraram “duas experiências muito ricas” de encontros regionais de presbíteros que aconteceram nos regionais Sul 2 e Sul 3 da CNBB.

“Um encontro que realizaríamos em janeiro, seria uma média de 20 ou 30 padres, no máximo. E nos regionais está atingindo um número maior do que esse. Na última reunião da Comissão Nacional, decidimos juntos com a Comissão Episcopal cancelar este encontro de atualização que seria realizado em janeiro e enfatizaríamos a realização deste mesmo encontro a nível de região, que envolve mais, é muito mais atraente para um maior número de padres”, explica padre Adelson.

Segundo o presbítero, continuarão sendo abordados temas sobre o “contexto geral do ser humano, o padre como um todo”, os quais abordam as dimensões pastoral, intelectual e física dos padres. Em um ano, acontecerá o encontro nacional, como aconteceu neste ano o 17º Encontro Nacional dos Presbíteros, e no ano seguinte, o de atualização acontecendo regionalmente.

Share This