Encontro de Compositores e Letristas reflete ritualidade do Tempo Comum

O Setor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu um Encontro de Compositores e Letristas. Esta foi a última etapa de um

projeto de formação iniciado em 2006, com um grupo de compositores e letristas da Igreja do Brasil, desenvolvido em quatro encontros.

O evento aconteceu na Casa de Encontros Lareira São José (SP), entre os dias 27 e 30 de agosto, com a participação de compositores (letristas e músicos), cantores, salmistas, instrumentistas e animadores que exercem um verdadeiro ministério litúrgico. Estética da música e poesia brasileira; Tempo comum – do rito à teologia e à espiritualidade; e oficinas de composição e letra, foram os conteúdos trabalhados neste ano. Durante o evento, os participantes apresentaram suas composições, as quais foram analisadas pelo grupo a partir de critérios litúrgicos, bíblicos, teológicos e poéticos.

“Foi um momento significativo de análise e estudo do atual momento da música litúrgica no Brasil e partilha das experiências no ministério de Compositor e Letrista”, afirmou o assessor de música litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala.

Ainda de acordo com padre José Carlos Sala, o compositor de música litúrgica deve seguir uma característica especial para compor suas músicas: “o compositor, antes de tudo, deve estar engajado na comunidade eclesial. Só assim poderá compor uma música que brote do rito e da cultura musical do povo. Necessariamente precisa estudar liturgia, sobretudo a função ministerial de cada canto, a fim de que as melodias e textos produzidos expressem em linguagem poética, mística, dialogal e orante o momento ritual, o tempo litúrgico e a festa celebrada”.

O Bispo de Paranavaí, dom Sérgio Colombo, participou do encontro representando a Comissão Episcopal para a Liturgia.

Após o Encontro de Compositores e Letristas, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a equipe de reflexão de música da CNBB, formada por ex-assessores, músicos e liturgistas, realizou reunião para dar continuidade aos projetos do setor, entre os quais, revisão do Hinário Litúrgico III.

No próximo ano haverá mais um encontro, com possibilidade de participação de outras pessoas que estejam engajados nas comunidades, que tenham conhecimento litúrgico-musical e que sejam compositores e ou letristas.  O tema do próximo encontro será “Celebrando e cantando em memória de Maria”, momento de estudo e aprofundamento dos critérios de composição de músicas dedicadas a Maria.

Tags:

leia também