Líderes missionários infantis participam de encontro

Evento reuniu cerca de 60 participantes 

A coordenação da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da diocese de São Miguel Paulista (SP), promoveu, nos dias 2 e 3 de julho, o Encontro de Líderes Missionários Infantis (ELMI). O evento reuniu cerca de 60 participantes, em sua maioria, crianças e adolescentes coordenadores de grupos da IAM das dioceses de São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes e Guarulhos.

A décima primeira edição do encontro foi realizada na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP). “É a primeira vez que realizamos o encontro de líderes em uma paróquia. A ideia surgiu após a equipe diocesana avaliar a necessidade de promover, além de momentos formativos, gestos de partilha e solidariedade, fortalecendo o protagonismo das crianças e adolescentes.”, apontou o coordenador da IAM na diocese de São Miguel Paulista, Rodrigo A. Piatezzi.

O ELMI, que tem como objetivo capacitar crianças e adolescentes dos grupos de IAM para que despertem o espírito missionário universal, contou com momentos de formação, oração, animação, planejamento e gestos de solidariedade.

A manhã do primeiro dia do encontro foi reservada para a formação. As crianças e adolescentes participaram de três oficinas, com os temas: História e Carisma da IAM, Espiritualidade Missionária e Realidade das Crianças e Adolescentes. A atividade refletiu sobre a realidade das crianças nos cinco continentes e as fez compreender seus papeis como protagonistas na missão.

“Foi muito bom ficar mais perto de Deus e fazer novas amizades. O encontro me ajudou a pensar como estou acolhendo as pessoas e, ainda, aprendi várias atividades que vou apresentar na minha paróquia”, partilhou Ana Karolline Conceição de Oliveira, de 13 anos, coordenadora mirim na diocese de Mogi das Cruzes.

No período da tarde, as crianças realizaram uma assembleia apontando pistas de trabalho para a IAM em seus grupos e dioceses. Participaram também de oração e gestos missionários. Um dos momentos mais significativos foi a oração do Terço Missionário, na Casa das Irmãs Missionárias da Consolata e no Lar dos Idosos. Além da oração, os participantes puderam conversar e trocar experiências com os idosos atendidos pelas duas casas. Ainda, em duplas, visitaram algumas famílias e fizeram uma celebração com a benção do lar.

O último dia iniciou com a missa, celebrada com toda a comunidade paroquial, momento em que os participantes renovaram sua consagração e ofertaram o resultado do trabalho realizado durante as oficinas. Em seguida, fizeram uma caminhada pelas ruas do bairro e, com danças, orações e muita animação, desejaram a paz a todos que encontraram pelo caminho.

“O que eu mais gostei foi quando saímos nas ruas cantando, dançando e principalmente anunciado a palavra de Deus. Eu nunca tinha feito um gesto missionário como esse, foi incrível!”, testemunhou Julia Mariana dos Santos, da IAM da diocese de São Miguel Paulista.

 

Com informações e foto da Infância e Adolescência Missionária – diocese de São Miguel Paulista

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This