Encontro dos Bispos da Amazônia começa nesta segunda

Santarém recebe a partir desta segunda-feira, 02 de julho, do 10º Encontro dos Bispos da Amazônia. O evento vai reunir cerca de 40 bispos dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Norte, além dos coordenadores de pastoral, leigos e religiosas das Dioceses e das prelazias desses Estados.

O Secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, e o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, dom Claudio Hummes também estarão presentes no encontro. Na avaliação do padre Luiz Pinto, administrador da Diocese de Santarém, o encontro é uma oportunidade para retomar, rever e reviver o encontro, que há 40 anos, elaborou as diretrizes pastorais para a Igreja da Amazônia. “Para toda a Amazônia, é importante que a gente hoje reveja a caminhada, o caminho que foi traçado, aquilo que foi realizado, e procuremos agora acertar o passo novamente”.

O administrador diocesano lembra que após o encontro, surgiram muitas dioceses e prelazias. “A temática do encontro é o seguimento de Cristo na Amazônia. Seguir? O que significa seguir Cristo, se naquele encontro de 72, a orientação básica veio do papa Paulo VI: ‘Cristo aponta para a Amazônia’? Hoje a pergunta é a mesma, esse mesmo Cristo, que continua apontando para a Amazônia, nos diz o quê? Que significa hoje seguir o Cristo na Amazônia como seus discípulos e seus evangelizadores?”

O 10º Encontro ocorre no seminário São Pio Décimo, até o dia 06. A abertura, nesta segunda-feira, será com celebração eucarística às 18 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (foto). Logo após os bispos seguem para o Seminário, onde acontece a acolhida aos participantes pela Comissão Episcopal da Amazônia.

(Com informações da Pascom/Santarém – Joelma Viana)

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This