Encontro em Brasília debate desafios da integração de migrantes, refugiados, retornados e apátridas

Aconteceu entre os dias 07 e 09 de maio, no Centro Cultural de Brasília (DF), o 9º Encontro Nacional das Redes de Proteção. O evento foi realizado pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), juntamente com a Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB e a Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

O encontro deste ano teve como tema “Migrantes, Refugiados, Retornados e Apátridas: os Desafios da Integração”. O objetivo foi contribuir, por meio da análise de conjuntura, aportes, debates e troca de práticas e experiências, na reflexão e formulação de propostas para superar os desafios do acesso aos benefícios sociais e da efetiva integração dos migrantes, refugiados, retornados e apátridas na sociedade brasileira.

O assessor da Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB, padre Sidnei Marco Dornelas, esteve presente do evento e destacou o significado do encontro. “O evento traz um balanço, uma visão, uma panorâmica de toda realidade migratória que acontece hoje no país. É um momento importante para confrontar as políticas públicas para os refugiados e o trabalho que é feito na base, na ponta do sistema do atendimento ao migrante refugiado, com todas as suas demandas e dificuldades”, disse.

O encontro acontece todos os anos e participam representantes de entidades, centros de apoio e de atendimento ao refugiado de todas as partes do país.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This