Encontro Latino-Americano discute linhas de atuação das pastorais universitárias

O Encontro Latino-Americano de Pastorais Universitárias foi aberto na manhã de quinta-feira, 18 de julho, em Belo Horizonte, com a presença de 300 particpantes, entre bispos, jovens, leigos e representantes de dioceses do Brasil, Chile, Argentina, Venezuela, Equador, México, Bolívia e Uruguai. Vinculado à programação do Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC), o evento teve o objetivo de refletir sobre as linhas gerais da pastoral universitária e os desafios para se conseguir um novo rosto para a América Latina.

O principal destaque do Encontro foi a mesa temática Os novos sentidos e significados na América Latina, com a participação do bispo auxiliar de São Salvador, dom Gregório Saez e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, dom Joaquim Mol. Entre os temas em debate, estavam a relação do jovem universitário com a Igreja, a importância da presença de homens e mulheres de fé no ambiente acadêmico e os novos desafios para a Igreja diante dos novos tempos, como sugere a temática do CMUC: Novos Tempos, Novos Sentidos.

Dom Joaquim Mol refletiu que as novas tecnologias geram perplexidade e adesão no meio social e, diante das demandas atuais, a Igreja carece de regras e também de pessoas para que seja, também, contemporânea. “É preciso encontrar uma causa comum para estimular uma presença viva no meio universitário. Faz-se necessário buscar um rosto comprometido para a melhoria desse mundo, uma busca por uma educação de qualidade”, pontuou. O bispo também citou uma reflexão anunciada publicamente pelo papa Francisco: um cristão que não é revolucionário nesse tempo não é cristão. Dom Gregório refletiu o ideal da missão da Igreja, a partir da experiência deixada por Jesus Cristo. “Que seja autenticamente pobre, autêntica e pastoral”, instigou.

Experiências de evangelização

“O Encontro Latino-Americano não pode estar desvinculado do CMUC, porque reflete o papel da Igreja na construção de um mundo mais justo e fraterno que divulgue os valores do Evangelho”, pontuou a assessora do Setor Universidades da CNBB e organizadora do evento, irmã Eugênia Lloris Aguado. Um encontro similar foi realizado em 2011, na Espanha, e a partir daquela experiência, surgiu a ideia de aprofundar as discussões e propor novas soluções para a construção de uma unidade pastoral latino-americana. “É preciso sair dos muros da universidade, ir além fronteiras e dar visibilidade às experiências bonitas de evangelização no meio universitário”, complementou.

Atividades culturais, animação e relatos de experiências marcaram a programação do Encontro que foi uma porta de entrada para o CMUC, que foi aberto na noite de quinta-feira, 18, durante solenidade na PUC Minas. O CMUC terminará no domingo, 21, com mesas-redondas, palestras, oficinas, atividades culturais e apresentação de trabalhos científicos nas arenas temáticas.

O Encontro também foi prestigiado pelo presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno, que fez uma reflexão sobre o protagonismo do jovem no ambiente social onde vive. “É importante que o acadêmico dê testemunho da sua fé no meio universitário, uma vez que a universidade prepara cidadãos para assumir responsabilidades profissionais e também sociais. Nos preocupamos com sua formação cultural,espiritual e humana”, avaliou.

Tags:

leia também