Encontro paroquial em Russa (CE) aprofunda tema do ano do Laicato

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Russas (CE) realizou no dia 17 de março de 2018 o 2º Encontrão Paroquial, com a finalidade de retomar o proposto na assembleia paroquial do ano de 2017 e também estudar e aprofundar, com os paroquianos, o tema do Ano do Laicato: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”.

A assessoria ficou sob a responsabilidade do teólogo Cojardo Silva que conduziu o tema a partir de sua pesquisa monográfica (O cristão leigo: sujeito eclesial) e do Documento 105 da CNBB: Cristãos leigos e leigas, na Igreja e na sociedade, sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14).

Ele explorou o sentido e origem da palavra leigo, falou sobre avanços e recuos na caminhada dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade e ainda sobre o dever cristão de ser sal, fermento e luz, com vistas ao protagonismo leigo para que estes caminhem ao lado de presbíteros e religiosos na perspectiva de comunhão e participação, como solicita o documento conclusivo da conferência de Puebla.

O encontrão foi finalizado com uma dinâmica realizada pelo assessor acerca de algumas práticas dos cristãos leigos questionando-os sobre se revelavam protagonismo ou não. Ficou acertado que na reunião das comunidades de abril do corrente ano, as áreas da paróquia se reuniriam para planejar ações concretas para vivenciar e celebrar o Ano do Laicato.

Share This