Encontro reúne 17 novos bispos em Brasília

Começou nesta segunda-feira, 9, e segue até o fim da semana, dia 13, o 21º Encontro de Novos Bispos, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro acontece anualmente na sede da CNBB, em Brasília, e reúne os novos bispos nomeados este ano e no ano anterior.

Entre outros objetivos, o Encontro de Novos Bispos é realizado para que os prelados conheçam a estrutura eclesial da CNBB, seu dinamismo de trabalho, os funcionários e assessores, além da colegialidade que a entidade proporciona para os recém nomeados.

dom_esmeraldo_90675O bispo de Santarém (PA) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, que dirige o Encontro pela quarta vez consecutiva como presidente da Comissão, destaca a importância do evento para a vida dos novos bispos.

“O encontro tem por objetivo manifestar a alegria da CNBB pela eleição dos novos bispos, pois eles já fazem parte dessa família episcopal; juntos, nós conhecemos a finalidade da CNBB e sua organização. O evento acontece aqui em Brasília justamente para os novos bispos conhecerem o funcionamento do espaço da sede”, disse dom Esmeraldo.

Além de um momento de conhecimento da CNBB, dom Esmeraldo também afirma que o encontro proporciona orientações indispensáveis para o trabalho pastoral dos novos bispos. “A partir do encontro, os novos bispos são animados em sua missão. Ao longo desses cinco dias apresentamos os fundamentos do episcopado e os desafios que o bispo enfrenta na atualidade”, sublinhou.

Questionado sobre sua experiência em participar de um encontro para novos bispos como recém nomeado há 10 anos, dom Esmeraldo lembra que o encontro influenciou no seu trabalho pastoral, na diocese de Santarém.

“Como bispo também participei de um encontro como este. E o que senti foi o apoio da CNBB. As orientações que recebi no encontro tornaram mais firmes os primeiros passos que dei na missão episcopal e me senti membro do colegiado episcopal”.

Novos Bispos
dom_valdeci_maNomeado bispo da diocese de Brejo (MA) no dia 5 de maio deste ano, monsenhor José Valdeci, 48, afirma que o encontro proporciona a acolhida da CNBB ao grupo de novos bispos. “É de suma importância um encontro para novos bispos. A partir dessa reunião, nós conhecemos a estrutura da CNBB, como acontecem os encaminhamentos dos trabalhos para a Igreja no Brasil, bem como o desenvolvimento dos trabalhos das Comissões e pastorais”, afirmou.

Monsenhor Valdeci será ordenado no próximo dia 28 de agosto. A diocese de Brejo conta com 16 paróquias e 21 cidades. “O grande desafio da missão em Brejo”, destaca o monsenhor, “será trabalhar numa realidade dominada pelo agronegócio, mas que também é conhecida historicamente pela atuação das CEBs. Lá eu quero motivar os padres a continuarem o trabalho junto às Comunidades Eclesiais de Base”, completou.

mons._rafael-pr“O Encontro nos dá uma visão do trabalho pastoral que iremos desempenhar daqui para frente”. A afirmação é do dom Rafael Biernarski, 54, nomeado bispo auxiliar de Curitiba (PR). Para ele, o encontro é um iluminador para a nova missão do grupo de bispos recém nomeados. “Aqui nós conhecemos os aspectos da CNBB. O interessante é que nós não somos condicionados, mas temos autonomia e as discussões e palestras nos tornam mais capazes”, disse. Monsenhor Rafael atuou na chefia de seção da Congregação para os Bispos, no Vaticano, por 22 anos.

monsenhor_mario_amJá monsenhor Mário Antônio da Silva, nomeado bispo auxiliar de Manaus (AM), acredita que o Encontro é importante para a missão pastoral como para a vida pessoal do bispo. “O que ouvimos aqui servirá muito importante para o desempenho da nova função a que fomos confiados, mas também para a vida pessoal, para que tenhamos mais determinação e consciência”. Segundo ele, o encontro também dá força e entusiasmo para que os novos bispos olhem para frente e sejam verdadeiros missionários de Jesus.

Tags:

leia também