Entidades debatem luta por energia elétrica limpa para o Brasil

Em continuidade à articulação da campanha “Por uma nova política energética para o Brasil”, integrantes do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS), do qual faz parte a CNBB, se reuniram nos dias 24 e 25 de setembro em Brasília (DF). Na ocasião, as entidades fizeram uma análise crítica dos projetos hidrelétricos na Amazônia e partilharam ações realizadas em prol da defesa do uso de fontes de energias limpas.

Os participantes definiram manter a articulação nacional pela nova política energética para o Brasil. Apoiaram também a proposta de realização de um Fórum Social Temático sobre energias, em nível mundial, para o ano de 2014. O grupo também se comprometeu a acompanhar o Conselho Nacional de Políticas Energéticas. “As organizações da sociedade civil, sobretudo, os representantes dos afetados pelas construções de usinas hidrelétricas, ainda estão ausentes deste Conselho”, explica o assessor da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, padre Nelito Dornelas.

De acordo com o assessor, as resoluções do encontro são necessárias e urgentes, principalmente, diante da necessidade de tornar públicas para a sociedade brasileira informações sobre as usinas hidrelétricas e as emissões de gases poluentes. “Precisamos desmistificar a ideia de que são produtoras de energia limpa, bem como o debate sobre a energia nuclear, cujos projetos encontram-se em andamento, sem um amplo debate com a sociedade”, afirma.

Tags:

leia também