Prêmios de Comunicação da CNBB marcam o dia de hoje do Muticom

Na noite de hoje, 20, um dos pontos altos do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) será a entrega dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nos dias 8 e 9 de junho, o júri reunido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) escolheu os vencedores das categorias: Dom Helder Câmara, de Imprensa; Clara de Assis,  TV; Margarida de Prata, Cinema e Microfone de Prata, Rádio.

A entrega dos Prêmios de Comunicação será transmitida, ao vivo, pelas TVs de inspiração católica. O evento começa às 20h, direto do Ginásio Poliesportivo da PUC-Rio.

Os vencedores desse ano foram: na categoria prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa, Letícia Alline Paris, com a reportagem “Adolfo Guidi, dedicação e luta pela vida de um filho”, publicada na Revista O Mensageiro de Santo Antônio, e Daniele Simões, Paulo Eduardo de Gois e Felipe Chicarino da Silva, com a reportagem “Força de Vontade”, do Jornal Santuário de Aparecida. Os outros vencedores foram Alexandre Lyrio, Jorge Gauthier e Victor Uchoa, com a série especial sobre a vida de Irmã Dulce, com o trabalho “Além do hábito”.

Na categoria Clara de Assis de Televisão, o vencedor na categoria reportagem foi Laerte José Cerqueira da Silva, da TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo na Paraíba), com a matéria “Caravana – JPB – Paraíba”. Na categoria documentário, o prêmio Clara de Assis teve dois vencedores: a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com o filme “Paternidade ausente, histórias incompletas” e Pedro Luiz Monteiro Teixeira, da Rede Canção Nova, com o filme “Irmã Dulce”.

No Margarida de Prata os vencedores foram: o longa-metragem de ficção “Aparecida, o milagre”, de Tizuka Yamasaki. Na categoria documentário de longa-metragem o escolhido foi “Família Braz – Dois Tempos”, de Dorrit Harazim e Arthur Fontes. Na categoria documentário, o vencedor foi Zelito Viana, com o filme “Augusto Boal e o teatro do oprimido”. O filme, “Esse homem vai morrer – Um Faroeste Caboclo”, de Emílio Gallo, recebeu a menção honrosa do júri, como documentário investigativo.

E no prêmio “Microfone de Prata”, os contemplados foram: na categoria religioso, “A caminho do Reino”, Rádio 9 de julho, arquidiocese de São Paulo (SP), apresentação padre José Renato; categoria jornalismo, “Jornal da Manhã”, Rádio Educadora AM, Coronel Fabriciano (MG), apresentação de Roberto Siqueira e categoria entretenimento, “Caminhos da Amazônia”, Rede de Notícias da Amazônia – Rádio Santarém (PA), apresentação Joelma Viana e Anderleia Oliveira.

Programação de hoje

Antes, na programação do dia, do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) terá, pela manhã, o painel “Comunicação como processo de valorização da vida”. Os conferencistas serão: o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, padre Josafá Carlos de Siqueira; o professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e jornalista, André Trigueiro; professora do departamento de Teologia da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer e o professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Joel Birman. O painel será mediado pelo jornalista e assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins.

O segundo painel do dia será a exibição do filme, ganhador do Margarida de Prata de 2008, “Serras da Desordem”, de Andrea Tonacci. Após a exibição, haverá um debate com a cineasta Tonacci, com o professor da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), Ismail Xavier e com a professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Liliane Heynemann.

No período da tarde acontecem as oficinas gerenciais, pastorais e técnicas e os grupos de trabalhos. Além disso há uma extensa programação cultural, com shows, teatro e apresentações diversas.

O Muticom segue até a sexta-feira, dia 22, sempre na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This