Estejam preparados!

O grande evento do Círio de Nazaré está às portas! Depois de tantas reuniões e preparações em que os vários grupos responsáveis pelos diversos setores procuram fazer o melhor para que tudo corra da melhor maneira possível, agora estamos vivendo o tempo das peregrinações!

Em todas as comunidades, paróquias, grupos, prédios, entidades, lugares de serviços e comércio, condomínios, bairros, ruas as pessoas se reúnem para a grande preparação que acontece neste mês! Depois de tantos grupos especiais prepararem todos os detalhes do círio é o momento de todo o nosso povo preparar o seu coração.

Muitos grupos fazem até duas vezes as quinze reuniões previstas para este tempo no desejo de que não só as questões logísticas estejam em ordem mas também o coração das pessoas.

De uma certa forma vivemos a cada ano uma grande missão popular, seja com os grupos de reflexão ou com as manifestações populares que culminam com o segundo final de semana de outubro, quando acontece o Círio de Nazaré.

Temos também um outro tipo de participação, que são as bênçãos aos vários lugares de trabalho de nosso povo. Com a visita da imagem peregrina ou mesmo com as diversas imagens que estão nas entidades, a movimentação do povo também ocorre pedindo a Deus que abençoe a todos e todas, em especial aos trabalhadores nas diferenciadas instituições de nossa região metropolitana.

Como toda festa necessita de várias preparações, e conforme o tamanho da festa a preparação ainda é maior, o mesmo ocorre com o nosso círio. Porém, não bastam as preparações que normalmente as pessoas fazem em suas casas, preocupadas com a alimentação e acomodação daqueles que virão em visita e participarão conosco deste momento marcante.

A tradição das bênçãos nos estabelecimentos e das reuniões com o livro das peregrinações em todas as situações onde temos a presença de nosso povo é uma maneira de prepararmos o nosso coração. É importante que a cada Círio nós progridamos em nossa vida de fervor e fé. É necessário que a experiência que fazemos nos ajude ainda mais no caminho da santidade.

Então, além da experiência da participação nas caminhadas do Círio de Nazaré é muito importante que precedamos esse evento com as nossas participações nesses preparativos, quando abrimos nossos corações para a Palavra de Deus (o mês de setembro é o mês da Bíblia!) para que, em participando com o coração preparado, sejamos verdadeiros discípulos que, como conseqüência, vivem com alegria a missão de anunciar o Reino, o Cristo Ressuscitado a todos! (Outubro é o mês das Missões.)

Preparando-nos bem para este grande momento, teremos a certeza de que este grande momento que Belém vive no mês de Outubro não apenas nos traz belas recordações mas uma experiência das manifestações do Senhor em nossas vidas.

O fato histórico do encontro da imagem de Nossa Senhora de Nazaré no local onde está situada hoje a Basílica Santuário, e que com a tradição popular do povo foi crescendo em participação, deve ser para nós uma oportunidade de evangelização.

A imagem de Maria com o seu filho Jesus nos braços é o grande sinal! Como nos primeiros momentos da encarnação em que Maria levou consigo o Seu Filho pelas estradas da Terra Santa como grande missionária, assim a Igreja continua fazendo o mesmo, levando pelas estradas do mundo o Cristo Senhor e convidando a todos os cristãos a fazerem o mesmo.

Com as preparações que ora fazemos, a nossa participação no Círio deve conduzir-nos a Cristo! Seja aos que assistem pelas casas e prédios, os que estão trabalhando nos diversos setores, ou a multidão que caminha pelas ruas de Belém: queremos e desejamos que cada um retorne para suas casas com a mesma experiência – como Maria, levar Cristo consigo para todas as pessoas e situações que encontraremos pelas estradas, ruas, travessas, avenidas…..

Dessa forma, com uma boa preparação que deverá incluir também uma boa celebração penitencial, abramos o nosso coração à experiência dessa grande peregrinação ou romaria, e deixemos que o Espírito Santo que conduz a Igreja conduza cada um de nós pelos caminhos do discipulado, missionariedade e santidade!

Dom Orani João Tempesta

Artigos similares

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This