Estudo das DGAE aplicado à realidade vocacional é intensificado em encontro

Os estudos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que conta com a assessoria do padre Joel Portela, do Rio de Janeiro, foram intensificados durante a 9ª Reunião Conjunta da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, que ocorre no Centro de Espiritualidade Redentorista (Ceresp) de Aparecida (SP) desde segunda-feira, 17.

O bispo diocesano de Santarém (PA) dom Esmeraldo Barreto de Farias, deu início às atividades desta terça-feira, 18, com uma missa na capela do Seminário Santo Afonso, com animação litúrgica dos diáconos permanentes. Em seguida o assessor, padre Joel, deu início aos trabalhos, apresentando as DGAE de uma forma dinâmica com interatividade.

joelportelaDurante todo o dia padre Joel interagiu com a assembleia. Ele apresentou os principais pontos das DGAE e partilhou experiências, alegrias e angústias dos representantes dos organismos e pastorais. “Essa forma de apresentação mostrou a riqueza da Igreja no Brasil, já que todos os regionais estiveram representados”, comentou o diácono permanente, José Carlos Pascoal.

O assessor da reunião apresentou ainda pistas para aplicação das DGAE nos Regionais, em todos os organismos e na Igreja de maneira geral. As cinco urgências na ação evangelizadora: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos, foram intensamente destacadas e partilhadas.

s organismos se reuniram para elaboração do Plano Quadrienal e assuntos relativos a cada organismo ou pastoral. Encerrando as atividades do dia, foi exibido o vídeo “Obrigado Missionários” –“Vamos onde a Igreja nos necessite”, produzido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Comissão Episcopal para a Amazônia, Projeto “O Brasil na Missão Continental” e Comissão Nacional dos Presbíteros.

A Reunião Conjunta prossegue nesta quarta-feira, 19, com missa às 9h na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. No retorno ao Ceresp, continuam as reuniões dos organismos e plenária em vista do Plano Quadrienal.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This