Fake news e jornalismo de paz

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

 

Com o tema “Fake news (noticias falsas) e jornalismo de Paz”, e com o lema “A verdade vos tornará livres” (Jo 8,32), o Papa Francisco apresenta a mensagem para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Começa se perguntando: Que há de falso nas “noticias falsas”? De acordo aos cenários midiáticos, trata-se de informações infundadas, sem basamento fáctico, que distorcem dados referentes a instituições, grupos ou pessoas, e que procura manipular e desorientar o público gerando reações de ódio, repulsa e divisão.

A divulgação das fake news pode  responder à visão, a objetivos escusos e prefixados: influenciar opções políticas levando ao descrédito lideranças, agrupamentos ou movimentos, ou favorecer lucros econômicos. Ao explorar emoções e ressentimentos, sua difusão nas redes sociais é fácil e massiva, gerando preconceitos e a demonização de pessoas e grupos etiquetados como inimigos que devem ser eliminados.

Para nós, cristãos, importa contrastar estas falsidades e, com discernimento, criar mecanismos que identifiquem as fontes tóxicas escondidas em milhões de perfis digitais, desmascarando a lógica da serpente (Gen 3,15), que confunde e inverte as coisas. Não podemos sucumbir à sedução da mimese do “pai da mentira” que suscita avidez e curiosidade para o conhecimento que dê prazer e poder enganosos.

É necessário deixar-se purificar pela verdade, não só trazendo à tona as coisas escuras, como nos faz pensar o termo grego aletheia (de a-lethès, não escondido), mas criar relações de sinceridade, confiança e apoio entre as pessoas, libertando-nos da falsidade e do ódio raivoso que desmerece e destrói o próximo. Anunciar que a Paz é verdadeira Notícia, que nos faz sair da tentação de impactar as audiências com o bizarro e o sensacionalismo, mas sempre ver o lado bom, a verdade amorosa, que busca superar os conflitos alimentando a compreensão, o diálogo a empatia, indicando sempre soluções alternativas à escalada do clamor e da violência verbal.

Finalmente, o Papa Francisco, inspirado na oração de São Francisco, nos convida a rezar pedindo que o Senhor nos faça reconhecer o mal que se insinua em uma comunicação que não cria comunhão. Deus seja louvado!

 

Tags:

leia também