Faleceu dom Albano Bortoletto Cavallin

Dom Albano era arcebispo emérito de Londrina

Faleceu nesta quarta-feira, 1º, aos 86 anos de idade, o arcebispo emérito de Londrina (PR), dom Albano Bortoletto Cavallin, após um procedimento cirúrgico.

Dom Albano foi ordenado padre aos 24 anos. Tornou-se padre coadjutor, na Catedral de Curitiba (PR) e também foi pároco na Igreja Santa Terezinha, na capital. Foi bispo auxilar de Curitiba, de 1973 a 1986, e membro da Comissão Episcopal Pastoral – Dimensão Bíblico Catequética. Transferido para a diocese de Guarapuava (PR), atuou como bispo missionário. Em Londrina (PR), tomou posse como terceiro arcebispo, em 09 de maio de 1992. Há 10 anos, tornou-se emérito.

Em nota, a arquidiocese de Londrina afirmou que o seu episcopado foi marcado por grande dinamismo pastoral: “Dom Albano foi um arcebispo sempre atento e preocupado com o povo. Ficará na história da arquidiocese como o bispo de fala simples e clara, o contador de histórias, o bispo catequista, o pastor zeloso e realizador, o bispo das missões populares que amou profundamente seu povo”.

Sepultamento

Hoje e amanhã acontecem várias celebrações eucarísticas durante o velório de dom Albano. Amanhã, sexta-feira, dia 3, a primeira missa terá início à meia noite. Às 10 horas, o bispo de Cornélio Procópio (PR) e administrador apostólico da arquidiocese de Londrina, dom Manoel João Francisco, preside a celebração das exéquias de dom Albano. Logo após, às 11h30, acontece o sepultamento na cripta da Catedral.

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This