Faleceu dom Dirceu Vegini, bispo de Foz do Iguaçu (PR)

Faleceu na manhã deste sábado, 29 de setembro, dom Dirceu Vegini, bispo da Diocese de Foz do Iguaçu (PR). Dom Dirceu tinha 66 anos e estava internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti desde 30 de agosto, para tratamento de um câncer no fígado. Dom Dirceu Vegini nasceu em Massaranduba, Santa Catarina, no dia 14 de abril de 1952, onde foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1984.

Nota Oficial

O site “Portal da Cidade”, de Foz de Iguaçu, publicou nota oficial da Fundação de Saúde Itaiguapy, por meio de sua Assessoria de Comunicação Social, presta esclarecimentos a partir da solicitação da imprensa de Foz do Iguaçu:

1. Informamos que o Bispo Dom Dirceu Vegini estava internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) desde 30 de agosto de 2018.

2. Passou por procedimentos cirúrgicos durante o internamento, permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante todo tempo, e sofreu uma parada cardíaca esta madrugada, teve um sangramento, porém pelo estado crítico de saúde, não foi possível levá-lo para uma nova cirurgia.

3. Nesta manhã, 29, sofreu uma nova parada cardíaca e não resistiu.

4. É com muita tristeza e pesar que o HMCC informa que o Bispo Dom Dirceu evolui a óbito às 11h16 de hoje.

Foz do Iguaçu, 29 de setembro de 2018.

Exéquias

Horários do Velório de Dom Dirceu Vegini na Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe:

Chegada do Corpo às 18 hs deste sábado 29 de setembro;

Missas:
Dia 29 às 19hs;
Dia 30 às 8, 10, 16 e 19 hs.
Dia 01 missa e última encomendação as 9hs 30min, na Catedral em construção, em seguida o sepultamento na Cripta da Catedral.

Nota de condolências da CNBB pelo falecimento de dom Dirceu Vegine

Brasília, 29 de setembro de 2018

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de dom Dirceu Vegine, bispo de Foz do Iguaçu (PR), ocorrido na manhã deste sábado. Enviamos nosso abraço cheio de solidariedade cristã aos familiares, amigos, ao Clero e a todos as comunidades da Diocese enlutada.

Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais” (Jo 11, 25-26). A Palavra de Jesus nos conforta e consola. E é com essa Palavra viva que nos aproximamos de todos os que conhecem e conviveram com dom Dirceu para apresentar nossas condolências.

O Lema episcopal de dom Dirceu, “Communio et Participatio” (Comunhão e participação) revela sua visão da caminhada cristã e ilumina seu itinerário como pastor no qual auxiliou dom Moacyr Vitti, na arquidiocese de Curitiba (PR) e desde 2010, serviu ao Povo de Deus na Diocese de Foz do Iguaçu.

Na Comunhão dos Santos unimo-nos na oração.

Em Cristo,

Dom Leonardo Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Share This