Família e missão são temas prioritários da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano

Mais de 200 pessoas participaram, nos dias 8 e 9, da 19ª Assembleia Diocesana de Pastoral de Itabira-Coronel Fabriciano (MG). Na oportunidade, foram decididas as prioridades para o próximo Plano de Pastoral da diocese: família e missão.

Bispos, presbíteros, religiosos, seminaristas e representantes leigos das 49 paróquias da diocese estiveram reunidos na casa de formação Recanto das Mangueiras, em Coronel Fabriciano, para diagnosticar a atual realidade pastoral da diocese.

A Exortação Apostólica do papa Francisco, Evangelii Gaudium, e os documentos 94 e 100 da CNBB foram os instrumentos norteadores da assembleia. O assessor externo, padre José Adalberto Vanzella, da diocese de Taubaté (SP), destacou a importância das prioridades e os seus objetivos para a eficácia da pastoral diocesana.

As prioridades elencadas pelos participantes para compor o futuro Plano de Pastoral contemplam a necessidade de trabalhar o aspecto familiar, assunto de interesse da Igreja nos últimos anos,  e a missão, mais uma vez aprovada pelos representantes da diocese, para dar continuidade ao processo de uma Igreja em permanente estado de missão.

O bispo diocesano, dom Marco Aurélio Gubiotti,  sugeriu que o próximo Plano de Pastoral deva valer para os próximos cinco anos, já que em 2015, na próxima Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, serão definidas as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja. Desse modo, quando o novo Plano de Pastoral entrar em vigor estará em profunda harmonia com a Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil.

Com informações da Assessoria de Imprensa da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano 

 

 

Tags:

leia também