Fé e Vida – Meditação Quaresmal

Dom Romualdo Matias Kujawski
Bispo de Porto Nacional (TO)

 

 

“Pelos frutos se conhece a árvore ” (Lc 6,44)

O que mais frustra o evangelizador é uma permanente dicotomia do comportamento das pessoas entre a fé professada e a fé vivida. Jesus, por causa disso, chamou a atenção não somente dos fariseus, mas também do povo que frequentemente esperava os novos sinais e tinha dificuldades em seguir o ensinamento do Reino de Deus. (“… Para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu.” Mc 8,11; ‘Jesus então lhes disse: “e vós ainda não compreendeis?”’ Mc 8,21).

Constatamos, a partir da vida de Jesus, que a verdade moral verifica-se no viver.

Por isso, vivendo na pós-modernidade, somos convidados a nos esforçar diariamente para alcançarmos a coerência entre os nossos pensamentos, os nossos desejos e os nossos conselhos aos outros, conformando tudo isso ao testemunho de nossa vida pessoal.

No contexto deste convite, apresento certas perguntas que poderiam nos guiar espiritualmente nesta Quaresma do ano missionário de 2019.

  1. Como creio? A minha fé é pessoal e diariamente renovada, ou não penso sobre isso?
  2. Como vivo a fé e onde procuro a minha felicidade? “Onde está o teu tesouro ai estará a tua felicidade.” (Cf. Mt 6,21)
  3. Renovo diariamente a minha opção fundamental a Deus e peço perdão dos meus pecados e fraquezas humanas?
  4. E em relação aos objetivos da minha vida? Não posso ser cristão e deixar-me influenciar por este mundo, vivendo como se Deus não existisse.

Conclusão:

O Amor e a fé verificam-se no sentido moral na vivência dos dez mandamentos da Lei de Deus, isto é, nas normas do Decálogo, sintetizado por Jesus em único mandamento de Amor: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”. (Jo 13, 34)

Sejamos sinal de Deus para os outros, fortalecendo-se nesta Quaresma. Que as palavras do Senhor possam ressoar em nossos corações: “Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1,15) e, pelo jejum, esmola e oração possamos adentrar no mistério pascal, pela paixão, morte e ressureição do nosso Senhor Jesus Cristo, que nos amou profundamente. Sejamos missionários do Senhor, trilhando os caminhos desta nova e moderna realidade do mundo, pedindo sempre paz e justiça, confiando aos cuidados de Nossa Senhora todas as autoridades constituídas, para que busquem sempre lutar pelo bem comum, oferecendo ao nosso povo políticas públicas sérias, conforme nos orienta a Campanha da Fraternidade desse ano.

Boa Quaresma!

Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós!

Com a minha benção,

Tags:

leia também