Fiéis lotam ginásio para acolher dom José Francisco Rezende Dias

Mais de 7mil fiéis oriundos das 75 Paróquias de nossa arquidiocese e de dioceses vizinhas lotaram o ginásio do Caio Martins, no dia 12 de fevereiro, para a posse do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. Na cerimônia estavam presentes 22 Bispos, aproximadamente 130 padres, mais de 100 diáconos permanentes e transitórios, pouco mais de 80 seminaristas e cerca de 150 religiosos.

Dom José Francisco é o 5° Arcebispo de Niterói desde 26 de março de 1960, quando a Diocese de Niterói foi elevada a Arquidiocese e sede metropolitana pelo Papa João XXIII, através da Bula Quandoquidem verbis. A Arquidiocese teve como seu primeiro Arcebispo Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior, despois Dom José Gonçalves Costa CSsR de 1979 até 1990, como 3° Arcebispo Dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro de 1990 a 2003 e como 4° Arcebispo Dom Frei Alano Maria Pena O.P. de 2003 até 2011.

A cerimônia teve início às 15h no Ginásio do Caio Martins, Dom José Francisco após ser acolhido à entrada pelo Colégio dos Consultores e pelo Senhor Prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, em seguida, recebeu o crucifixo, e  aspergiu a si mesmo e aos circunstantes com água benta. Entrando no Ginásio, foi aclamado pelos inúmeros fiéis, ao som do Ecce Sacerdos interpretado pelo Coral Arquidiocesano.

“A posse se deu conforme os ritos prescritos pelo Cerimonial dos Bispos e pelo Código de Direito Canônico vigente, diante dos presentes, ora testemunhas do ato, senhores Arcebispos, Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados, Religiosos, Seminaristas, autoridades civis e militares e demais fiéis do Povo de Deus.” – Ata de posse.

Logo em seguida, Dom José concedeu entrevista coletiva no próprio ginásio, na qual ele apontou o novo desafio em sua caminhada. “Encaro esse novo desafio e conto com o apoio de toda a Arquidiocese de Niterói espero fazer um bom pastoreio aqui na Arquidiocese.”

Após a procissão de entrada e a saudação inicial da Santa Missa, foi apresentada ao Colégio dos Consultores pelo Reverentíssimo Monsenhor Luiz Gonzaga de Castro Azevedo, Chanceler da Cúria, a Bula Pontifícia da nomeação, cujo texto foi lido diante de todos os fiéis.

Terminada a leitura, Dom José Francisco foi saudado por Sua Excelência Reverendíssima Dom Frei Alano Maria Pena O.P., que deixou a função de Arcebispo de Niterói em conformidade com o em conformidade com o cânon 401, parágrafo 1º do Código de Direito Canônico, permanecendo desde então como Administrador Apostólico da Arquidiocese, do qual passou à condição de Arcebispo Emérito de Niterói.

Logo em seguida, Padre. Carmine Pascale dirigiu algumas palavras ao Arcebispo em nome do clero de Niterói; Rosa Maria Nacif o acolheu em nome do laicato. Para falar em nome da Diocese de Duque de Caxias, cujo governo Dom José Francisco deixava naquele momento, o Padre Renato Gentile proferiu algumas palavras.

Após a proclamação das leituras, Dom José Francisco se dirigiu pela primeira vez ao seu povo, na homilia.
Dom José ao final da cerimônia aproveitou para agradecer às autoridades e a presença de todos os fiéis, e aproveitou para pedir desculpas a todos os que não conseguiram entrar no ginásio, pois a capacidade do mesmo já tinha atingindo o número estabelecido pela Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), responsável pela administração do local. Segundo a Suderj o fechamento dos portões se deu por medida de segurança. E em seguida recebeu os comprimentos dos fiéis na quadra.

A Orquestra infantil da viação Nossa Senhora do Amparo de Maricá “Projeto de Flauta doces e cordas” tocaram e as músicas: Azul da Cor do Mar de Tim Maia, Aquarela Brasileira de Toquinho, a Nona Sinfonia de Beethoveen e Ave-Maria. Enquanto o Nosso Arcebispo recebia os cumprimentos.

A rádio Anunciadora atingiu o pico de audiência na transmissão da cerimônia que teve inicio às 14h com os locutores Nélio do Amparo e Cassio Rocha e uma participação especial do Luís Marcelo coordenador da PASCOM do vicariato de São Gonçalo que ajudou nos comentários da celebração.

Tags:

leia também