FNS contribui para realização de Seminário de Fé e Política do Paraná

Diocese de Guarapuava acolhe 1º Seminário de Fé e Política do regional Sul 2 da CNBB

Entre as várias iniciativas apoiadas pelos recursos do Fundo Nacional de Solidariedade referentes à Campanha da Fraternidade de 2015, cujo tema foi “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”, está o projeto “Fé e Política” das Pastorais Sociais e organismos do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nos dias 12 e 13 de março, foi realizado um Seminário formativo sobre o tema.

Cerca de 90 pessoas, entre leigos e leigas, padres, religiosas, diáconos e um bispo, ligados às pastorais sociais, movimentos e organismos do Paraná participaram do evento, ocorrido em Pitanga (PR), diocese de Guarapuava (PR). As reflexões tiveram como ponto de partida a conjuntura macropolítica e a Doutrina Social da Igreja.

De acordo com os organizadores, o processo do seminário evidenciou que “vivemos um momento de crise de valores, da política, das instituições em todo o mundo” o que ressalta “a importância de um engajamento efetivo dos cristãos no meio político”.

Durante o evento, houve partilha de experiências de seis vereadores em mandato e uma vice-prefeita, atuantes em diferentes partidos e regiões do Paraná. Leigos e leigas inseridos em Conselhos de Direito e Comunitário e em Escolas Diocesanas de Fé e Política também falaram sobre suas atuações.

Ao final do Seminário, foi constatada a necessidade de criação de uma Escola de Fé e Política no regional Sul 2 da CNBB, de continuidade na realização de seminários, de promoção das escolas nos níveis diocesanos e provinciais, da disseminação da Cartilha de Orientações sobre as eleições para as comunidades, dioceses e paróquias, do acompanhamento dos católicos eleitos no Paraná.

Iniciativa

O projeto Fé e Política é uma proposta em rede, a partir das Pastorais Sociais, das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Cáritas, do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e da Pastoral da Juventude do Paraná. A inciativa busca formação sociopolítica a partir da Doutrina Social da Igreja.

Tags:

leia também