Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 acontece em São Paulo

Os Representantes das Pastorais Sociais, dos Organismos e Movimentos do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), participaram, na manhã da última quarta-feira, 6, do

Fórum das Pastorais Sociais (FPS). Cerca de 30 pessoas debateram sobre o impacto da crise mundial nos trabalhos pastorais, especialmente nas camadas mais pobres da população.

Segundo os organizadores, o Fórum proporciona aos seus participantes a oportunidade de planejarem as ações propostas pela CNBB e visando entrosamento nas ações conjuntas.

Ao abrir o Fórum, o coordenador para as Pastorais Sociais, padre Valdeci João dos Santos, em citação ao trecho da análise de conjuntura apresentada na assembleia da CNBB, explicou as conseqüências da crise global para a humanidade. “Neste momento de crise global, o mundo se desumaniza na medida em que impera a lei do mais forte”.

Ainda sobre a crise, o padre se questionou, preocupado: “Como esta crise está me atingindo como pastoral? A pastoral está perdendo sua solidariedade?”. Com estas reflexões, os participantes compartilharam suas angústias e esperanças. O coordenador pediu atenção para essa difícil realidade, a fim de que cada agente seja construtor de uma sociedade mais justa e solidária.

Em seguida, aconteceu a partilha das pastorais. A reunião foi encerrada com a preparação do Seminário das Pastorais Sociais, que acontecerá de 10 a 12 de julho, no Centro Pastoral Santa Fé, em São Paulo (SP). Os participantes sugeriram temas e assessoria que serão definidos na reunião da comissão organizadora, no próximo dia 19, às 9hs.

Promovido pela Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, o Fórum é um espaço de reflexão, debate e planejamento, mútuo conhecimento, entrosamento e articulação das coordenações das pastorais sociais, organismos, movimentos e entidades do Regional Sul 1 da CNBB.

Foto: Ivan Bezerra – Pastoral do Menor da arquidiocese de São Paulo (SP)

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This