Fórum discute divulgação da bíblia pelos meios de comunicação

O Museu da Bíblia, em Barueri, interior de São Paulo, foi sede do 6º Fórum de Ciências Bíblicas, com o tema “A Biblia e a Comunicação”. Organizado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento aconteceu na semana passada, dias 10 e 11, reuniu mais de cem pessoas de várias igrejas cristãs.

Convidada a participar do Fórum, a assessora da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, Maria Cecília Rover, apresentou, no painel Bíblia e Comunicação, os trabalhos da Comissão na área de Bíblia que são feitos pela Comissão.

“Foi importante perceber que todos buscamos um mesmo objetivo: fazer com que a Palavra dForum_2e Deus  seja conhecida, amada e vivida pelo povo”, disse a assessora. “Comum também foi perceber a preocupação com o contexto, tanto do momento que gerou o texto bíblico quanto o contexto de quem hoje lê, estuda e reza o texto”, acrescentou.

Já a professora de Ciências da Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo, Magali do Nascimento, disse que a bíblia vai além comunicação entre Deus e os homens. “Mais do que a tradicional compreensão de que a Bíblia é a comunicação entre Deus e os seres humanos, podemos entendê-la como resultado da capacidade e do desejo dos seres humanos, na sua relação com Deus, de tornarem comum esta comunhão”, explicou .

A utilização dos meios de comunicação na difusão da Palavra de Deus também esteve no centro dos debates no Fórum. Para o teólogo e professor do Seminário Adventista, Valdecir Simões Dias, o rádio continua sendo “a mídia mais popular e mais possível de presença em todos os recantos”.

“O sucesso da Comunicação é determinada pelo destinatário da mensagem, por isso, as traduções da Bíblia exigem uma fidelidade bilateral: precisam ser fiéis ao texto e mensagem original e, ao mesmo  tempo, fiéis ao público ouvinte”, recordou Vilson Scholz, doutor na área de Novo Testamento  e consultor de Traduções da SBB.

Segundo Cecília Rover, chamaram muito a atenção as palestras do  jornalista, blogueiro e  especialista em marketing digital, Sérgio Pavarini, que usa as redes sociais (Twitter, Orkut e Facebook) como ferramentas de comunicação.

Uma novidade que vem chegando nesta área é o Glow, um inovador sistema de mídia digital e interativa da Bíblia. “É preciso engajar uma geração nascida na era da Internet com a Bíblia”, insistiu Nelson Saba, criador do Glow.

Fotos: Eduardo César Oliveira

Atualizada em 14.6.10 às 08:40h

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This