FSM: Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral coleta assinaturas para a Campanha “Ficha Limpa”

Durante a 9ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) que acontece em Belém do Pará entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, o Movimento de Combate à

Corrupção Eleitoral (MCCE) estará presente no evento. O objetivo é realizar uma ampla coleta de assinaturas e promover a oficina “Como combater a corrupção eleitoral”.

A Campanha Ficha Limpa, do MCCE, que já recebeu mais de meio milhão de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos, realizará ampla coleta de assinaturas durante o FSM. Representantes do Comitê Nacional do Movimento e dos comitês municipais e estaduais – chamados Comitês 9840 – participarão das atividades do Fórum e da oficina, promovida pelo Movimento.A oficina será nesta sexta-feira, 30, das 14h30 às 18h30.

A primeira parte da oficina tratará da Lei 9840 e do trabalho do MCCE. No segundo momento, os participantes aprenderão, passo a passo, como combater a corrupção eleitoral. Integrantes de Comitês 9840 farão um breve relato sobre suas experiências com a Lei 9840.

Por último, a oficina tratará da nova campanha do MCCE em 2009, “Corrupção Eleitoral e Saúde”, destacando como o problema da corrupção eleitoral pode afetar as ações de Saúde no país. Ao final de cada exposição, haverá espaço para debate entre os participantes.

As ações de coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa acontecerão em diferentes locais no FSM, com intensa participação do Comitê 9840 do Pará. Durante todo o Fórum, o MCCE terá um ponto fixo na Tenda Irmã Dorothy, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Qualquer pessoa que quiser apoiar e participar das ações no Fórum Social pode imprimir os formulários de assinaturas no site do MCCE (www.mcce.org.br) e coletar assinaturas durante o encontro. Representantes do Movimento no FSM também distribuirão formulários para aqueles que quiserem contribuir com a Campanha Ficha Limpa.

Histórico

A Campanha Ficha Limpa, promovida pela rede de 40 entidades do MCCE, foi iniciada em abril de 2008 com a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Para o PL ser enviado à Câmara dos Deputados é preciso um milhão e trezentas mil assinaturas, equivalente a 1% do eleitorado brasileiro.

A coleta de assinaturas acontece em todos os estados brasileiros, com o apoio dos militantes dos 273 Comitês 9840 e de voluntários que aderem à Campanha. Além disso, quatro mobilizações nacionais, com mutirões organizados para coletar assinaturas, já foram realizadas no País e outras estão previstas para 2009.

Tags:

leia também