Fundo Ecumênico de Solidariedade divulga critérios para aprovação de projetos

Pela terceira vez, a coleta da solidariedade em 2010 será realizada em todas as Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). Seu objetivo é arrecadar recursos para apoiar projetos sociais que promovam “uma economia a serviço da vida, sem exclusões, contribuindo na construção de uma cultura de fraternidade e paz”, em conformidade com a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010.

O Fundo Ecumênico de Solidariedade (FES), assim como o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) é constituído por 40% da coleta nacional e também das doações livres e voluntárias dos membros das comunidades eclesiais e de outras pessoas de boa vontade. Em 2010 as doações serão destinadas ao apoio de iniciativas de desenvolvimento de uma economia fundada na solidariedade, com práticas de cooperação entre as pessoas e de convivência harmoniosa com a terra. A campanha vai do início da Quaresma até o domingo que antecede a Páscoa.

Em 2010 o Fundo Ecumênico de Solidariedade será coordenado pelo Conselho Gestor das Igrejas membro do Conic, e terá a gestão político pedagógica da Cáritas Brasileira e da Fundação Luterana de Diaconia. As mesmas se incumbirão do recebimento, análise e recomendações sobre os projetos apresentados ao Conselho Gestor Ecumênico e posteriores encaminhamentos.

Os projetos deverão ter vinculação direta com o tema Economia e Vida e estar voltados para os segmentos mais empobrecidos da sociedade brasileira. As organizações devem explicitar essa vinculação na justificativa e/ou na proposta do projeto, conforme orientação neste roteiro de projetos da CF 2010 Ecumênica.

Serão consideradas as propostas que visem mobilizar a sociedade em torno de alternativas para a superação das mais variadas formas de exclusões econômicas.

Fonte: Cáritas Brasileira

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This