Encontro reúne Grupo de Assessores da CNBB

Todos os assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reúnem, regularmente, todos os meses, exceto janeiro. Em cada um desses encontros, eles se dedicam ao estudo e ao debate pertinente às suas tarefas específicas na Conferência. No início do ano, participam de retiro espiritual e dias de estudo. Em duas ocasiões, entre fevereiro e dezembro, eles se encontram para um diálogo com os secretários dos regionais da CNBB.

Nesta segunda, 27, será realizada a primeira reunião do Grupo de Assessores (GA) após a 57ª Assembleia Geral da CNBB, que foi eletiva e definiu novos membros para compor a presidência da entidade, além dos presidentes de cada uma das 12 comissões da CNBB. Este será o primeiro encontro dos assessores com o novo secretário-geral eleito, dom Joel Portella.

Grupo de Assessores reunidos nesta segunda, 27, na sede da CNBB. Crédito: Daniel Flores/CNBB

Na ocasião, além de outros assuntos, os assessores devem propor um novo Plano Quadrienal. A ideia, segundo o Secretário Adjunto de Pastoral, padre Marcus Barbosa, é que o documento esteja em sintonia com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovada na 57ª Assembleia Geral da CNBB.

Padre Marcus explica que a reunião será realizada na Sala de Coletivas do prédio-sede e começa às 08h30 com a Oração das Laudes e encerra-se às 11h30 com a Celebração Eucarística. “Haverá um momento de oração, de acolhida e de apresentação, pois temos um novo secretário-geral”, conta.

A proposta também é a de pensar na reconfiguração do grupo de assessores, uma vez que nem todos continuarão neste quadriênio. “Esse processo de reconfiguração irá acontecer até o final de junho, que é quando já teremos os assessores para cada comissão”, finaliza padre Marcus. Cerca de 20 pessoas participarão da reunião do GA.

Share This