Grupo de Catequistas “Anjos do Brasil”

Em 2005, o escritor e jornalista, Alberto Meneguzzi, catequista de Crisma em Caxias do Sul (RS), iniciou um grupo que ele denominou “Catequistas Anjos do Brasil”. Este grupo de pessoas é formado por catequistas de diversas localidades do país. Trata-se de pessoas que encontraram, nos textos que Alberto publicava num site de Catequese, uma enorme afinidade com aquilo que ele descrevia, ou seja, a necessidade de se fazer uma catequese “diferente”, que fugisse dos paradigmas de uma catequese exclusivamente sacramental e que acaba afastando crianças e jovens da Igreja.

Estas pessoas começaram a se corresponder com Alberto, via e-mail, MSN, orkut, skype, telefone, enfim…  Com a tecnologia disponível. E assim, sendo apresentadas umas as outras, essas pessoas começaram uma integração “virtual”. Pouco a pouco a rede de “Anjos” foi aumentando, diminuindo às vezes, com a saída de alguns e, aumentando novamente, com a entrada de outros. Hoje o grupo conta com aproximadamente 170 catequistas de quase todos os estados do Brasil.

Mas estes catequistas também sentem a necessidade de se encontrar e transformar essa enorme sinergia virtual em abraços físicos. Em 2008, no lançamento do livro “Paixão de Anunciar”, em São Paulo, de autoria de Meneguzzi, os “Anjos” fizeram a primeira tentativa de um encontro com catequistas de vários estados. E estavam lá, além de catequistas de várias cidades do estado, catequistas de Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. Este ano, em São João Del Rei – MG, dias 10 e 11 de julho, o sonho de um verdadeiro encontro de “Catequistas Anjos” se realizou. Por iniciativa de três catequistas da cidade, organizou-se o lançamento do segundo livro de Alberto, “Missão de anunciar”, e, um encontro nacional de catequistas. Doze pessoas do grupo anjos, além das cinqüenta das várias comunidades de São João Del Rei, puderam se reunir e discutir as perspectivas e desafios que a catequese vem nos trazer com a volta da Iniciação à Vida Cristã, num processo de catequese catecumenal, tão ardorosamente desejado e necessário para nossa Igreja.

Foram dois dias de intensa partilha, oração e emoção. Pessoas que só trocavam experiências virtuais puderam ali, reforçar os laços de amizade que os une. Cada vez mais, esses encontros nos mostram o quanto a catequese necessita de partilha, de discussão e de entrosamento. Resta-nos a esperança de que, nos anos vindouros, possamos superar as dificuldades: de distância, financeiras, disponibilidade de tempo e espaço; para que possamos estar com um número cada vez maior de catequistas neste encontro. E o grupo “Catequistas Anjos”, está aberto a quem quiser e desejar fazer da catequese realmente um “ecoar” e “interagir” o projeto de Jesus, basta entrar em contato conosco através de nossos e-mails e blogs: www.albertomeneguzzi.blog.com.br e www.catequistaamadora.com.br

Tags:

leia também