O lançamento da Campanha da Fraternidade pelas dioceses

A partir desta Quarta-Feira de Cinzas, 9, a Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta” foi lançada em várias dioceses espalhadas pelo Brasil. Em Goiânia, a arquidiocese dá início à Campanha no Aterro Sanitário da capital, para reforçar o compromisso da Igreja de se envolver na causa ambiental.

O evento contou com a presença do prefeito da Capital, Paulo Garcia, que elogiou a iniciativa da Igreja de tomar frente em uma das maiores preocupações da humanidade no momento, o futuro da vida na Terra. Ele se lembrou de outros temas da Campanha da Fraternidade também ligadas ao meio ambiente e colocou a administração municipal à disposição para o que for possível.

Em seu discurso, o arcebispo, dom Washington Cruz, ressaltou o compromisso dos cristãos com o planeta e a defesa da vida, “especialmente do meio ambiente”, e terminou sua fala com uma oração de São Francisco de Assis. Depois do encerramento da cerimônia, o arcebispo visitou as instalações do aterro sanitário em companhia da imprensa e do presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Luciano Henrique de Castro.

Na manhã da Quarta-Feira de Cinzas, o bispo diocesano de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, lançou a CF-2011, no Auditório São José, em Criciúma. Participaram ainda da abertura, o coordenador diocesano de pastoral, padre Antonio Mendes e o vigário geral, padre Wilson Buss, além de especialistas com o professor universitário mestre em Ciências Ambientais, Dr. Carlyle Torres Bezerra e o professor mestre José Carlos Virtuoso.

A arquidiocese de Curitiba aproveitou o ato de lançamento da CF-2011, na Quarta-Feira de Cinzas, para abrir o edital do Fundo Diocesao de Solidariedade (FDS). Trata-se do gesto concreto da diocese que ajuda a efetivar propostas de grupos organizados, pastorais e entidades sociais relacionadas ao tema da Campanha.O FDS foi criado na arquidiocese de Curitiba em 2008 e, até o momento, já viabilizou mais de cinquenta projetos sociais.

Em Maringá (PR) teve lançamento para a imprensa na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, no auditório Dona Guilhermina. Nas 55 paróquias da arquidiocese, ações de conscientização vão ser comandadas pelo movimento de Cursilhos de Cristandade. Dentro da temática ambiental, este ano o Fundo Arquidiocesano da Solidariedade vai financiar projetos ligados ao tema da campanha articulada pela CNBB. Para a comunidade, o lançamento na arquidiocese será nessa quinta-feira, 10, no salão da paróquia Santo Antônio de Pádua, às 20h.

A solenidade de abertura oficial na diocese de Limeira (SP) aconteceu hoje, 10m, às 15h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores, em Limeira, com a presença de padres, diáconos, agentes de pastoral e movimentos, religiosos, autoridades e imprensa em geral.

Na arquidiocese de Natal (RN) o lançamento da CF-2011 acontece na noite desta quinta-feira, 10, e só termina no sábado, 12. A programação iniciará às 18h, no Hotel Imirá, na via costeira de Natal, com jantar oferecido para autoridades, imprensa e bispos do Regional Nordeste 2 (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte). Na ocasião, falarão sobre o tema e objetivos da CF, o bispo referencial da Campanha, no Nordeste 2, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; o arcebispo de Natal, dom Matias Patrício de Macêdo; e o coordenador da CF, na arquidiocese de Natal, padre Alcimário Pereira.

BH e Brasília

Em Belo Horizonte (MG) a arquidiocese abre a CF-2011 no dia 12, às 9h, com a presença do arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Às 10h haverá uma coletiva de imprensa e, às 11h, a celebração eucarística. Durante o evento, que acontece em Caeté, no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, haverá a apresentação do projeto Gestão Integrada de Território (GIT). Trata-se de um amplo projeto de preservação da vida em todas as suas dimensões.

O Santuário Nossa Senhora da Piedade é um monumento natural de Minas Gerais reconhecido como atrativo turístico de especial relevância para o estado. O espaço fica a 2 mil metros de altura, em Caeté.
A abertura da CF na arquidiocese de Brasília acontece no domingo, 13, com uma celebração às 9h30, na paróquia São João Bosco, no Núcleo Bandeirante. A missa será presidida pelo administrador apostólico, dom Waldemar Passini.

O lançamento da CF na diocese de Oeiras (PI) aconteceu na última sexta-feira, 4, com a presença da imprensa local. O bispo diocesano, dom Juarez Sousa, apresentou o tema e o lema e convidou os fiéis para “olhar os males do nosso modo de viver no planeta terra. E acrescentou ainda que esta é a hora de acolher informações, transformá-las em conhecimento e mudar as práticas agressivas com relação ao diz respeito à convivência com a natureza para que o planeta terra seja sempre habitável”.

Na diocese de Santo André (SP), o primeiro ato da CF-2011 acontecerá no dia 20 de março, com uma Caminhada Penitencial pela paz, pela Fraternidade e pela Vida no Planeta. A intenção é refazer um dos caminhos mais antigos usados primeiro pelos índios, depois pelos colonizadores e pelos primeiros missionários evangelizadores da região. A programação tem início ás 5h da manhã.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This