Inauguração do Memorial João Paulo II em Goiânia

111017memorial11A Arquidiocese de Goiânia, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás e o Governo de Goiás se uniram em parceria e inauguraram, no último dia 15, pela manhã, o Memorial João Paulo II, ao lado do lago existente no Câmpus II da PUC Goiás, agora guardião do altar onde o papa celebrou missa, em sua visita à capital, em 1991. O altar, originalmente edificado no estacionamento do Estádio Serra Dourada, foi restaurado e cedido pelo Governo de Goiás à Arquidiocese de Goiânia, e permanecerá aos cuidados da PUC Goiás.

Centenas de fiéis seguiram em carreata, acompanhando estátua do papa esculpida na Itália para compor o Memorial, até o local da solenidade e celebração, presidida por dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia. Eles foram recebidos com apresentação da catora Célia Valadão, que animou a celebração até o final, quando puderam conferir a exposição de objetos usados por João Paulo II, consideradas relíquias dignas de veneração. Carlos Vitorino, regente da Camerata Santa Cecília da PUC Goiás, também fez apresentação durante o descerramento da placa inaugurativa. Também prestigiaram a inauguração diversas autoridades do meio político, jurídico e educacional.Um papamóvel (veículo usado por João Paulo II em sua visita a Brasília) foi cedido pela Arquidiocese de Brasília (DF) e conduziu a imagem do papa beatificado em peregrinação por 80 paróquias e 15 municípios de Goiás, assim como até o Memorial. A programação foi iniciada dois meses antes da inauguração do Memorial João Paulo II, em celebração eucarística no Seminário João Maria Vianey, e concluída um dia antes, com vigília na Paróquia Universitária São João Evangelista.

Dom Washington destacou a importância do Memorial João Paulo II para a Igreja de Goiânia, para manter viva a mensagem que ele trouxe, de paz e esperança, lembrando o importante papel de dom Antônio Ribeiro de Oliveira, arcebispo que fez o convite ao papa e o recebeu. O arcebispo abençoou o Memorial, os que trabalharam na obra e todos os presentes, rogando: “Que todos os que vierem aqui possam sentir a mensagem da vida de João Paulo II, que irradiou a luz de Cristo como uma vela permanentemente acesa”.

Livro sobre o papa

Na ocasião, quando foram comemorados 20 anos da visita de João Paulo II a Goiânia, foi também lançado um livro, intitulado Memorial João Paulo II, contendo fotos e textos que retratam a história desse papa, as quase três décadas de pontificado e a visita que fez a Goiânia. A Pesquisa documental foi realizada por Antônio César Caldas Pinheiro e equipe do Instituto de Pesquisa e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC) da PUC Goiás, e o livro tem apresentação de dom Washington Cruz e do reitor Wolmir Amado.O reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, enfatizou que a edificação do Memorial no Câmpus II da PUC Goiás, com esse altar restaurado, “tem como objetivo manter viva a memória da visita de João Paulo II a Goiânia, como um símbolo da nossa fé, do respeito à vida e missão desse papa bem-aventurado. A Pontifícia Universidade Católica de Goiás se orgulha de ser guardiã desse símbolo religioso e da história de Goiás. Repousaremos nesse local e nas relíquias aqui expostas, olhares e lembranças de um passado que dá condições para que as gerações do futuro construam uma vida carregada de sentido e de valores”.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, compareceu à inauguração acompanhado de sua esposa Valéria Perillo, presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Em seu pronunciamento, ele ressaltou: “João Paulo II foi importante não apenas como papa peregrino, mas como um papa da paz, que lutou para a redemocratização de países autoritários. Sob o seu pontificado acabou a Guerra Fria no mundo. Há 20 anos, ele também marcou nossas vidas em Goiânia. Com a restauração desse altar onde ele celebrou, juntamente com a PUC Goiás, demonstramos nosso respeito pelo papa, nosso carinho para com a Igreja Católica. Estamos certos de que esse Memorial será também um ponto turístico para Goiânia e todo o estado.”

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This