IAM divulga cartaz da 5ª Jornada Nacional

Com o tema “IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania”, iniciativa será celebrada no dia 28 de maio 

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) divulgou o cartaz oficial de sua 5ª Jornada Nacional. A iniciativa acontece todos os anos no último domingo de maio, nas dioceses do Brasil, para marcar o aniversário de fundação da Obra, criada na França por dom Carlos de Forbin-Janson em 19 de maio de 1843. Em 2017, a 5ª Jornada Nacional da IAM será celebrada no dia 28 de maio com o tema “IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania”.

“Cada Jornada destaca um Continente para conhecer melhor sua realidade de missão, rezar e enviar as ofertas das crianças e adolescentes”, recorda a secretária nacional da IAM, irmã Patrícia Souza. Ainda de acordo com ela, este ano estão sendo concluídos o ciclo dos cinco continentes. “Com alegria, os grupos da IAM estarão em comunhão com a Oceania, o Continente representado pela cor azul e pouco conhecido”, finaliza.

Cartaz

O cartaz da 5ª Jornada destaca o azul com as ondas que recordam a água, uma realidade predominante na Oceania, Continente formado por mais de 10 mil ilhas e banhado pelos oceanos Índico e Pacífico. Na arte central, o menino vestido de azul, representa a Oceania, é quem carrega a Palavra de Deus. Ele caminha ladeado pelos representantes dos outros continentes ressaltando o compromisso das crianças e adolescentes em “tornar Jesus conhecido e amado”.

A Oceania é formada por 14 países sendo a Austrália, Nova Zelândia e a Papua Nova Guiné, os mais conhecidos. Com cerca de 37 milhões de habitantes o Continente tem apenas 16 milhões de cristãos. O Cartaz destaca ainda o sol e elementos da natureza que lembram a biodiversidade e ao mesmo tempo a alegria, característica das pessoas que realizaram a sua experiência do encontro com Jesus Cristo.

Atividades

Na Jornada é realizada uma celebração especial que inclui a consagração das crianças e adolescentes; entrega do lencinho e do escuto da IAM com a borda azul para recordar a Oceania e a coleta do Cofrinho com a oferta das crianças. Em seguida, os coordenadores conferem os cofrinhos e enviam o resultado ao Secretariado Nacional da IAM, em Brasília (DF) que, por sua vez, destina o montante arrecadado aos países mais necessitados da Oceania.

As dioceses e paroquias já começaram a sua preparação para a celebração da 5ª Jornada da IAM conforme relata a assessora da IAM em São Francisco do Sul (SC), Marina Aranha. “Aqui preparamos esse momento com muito carinho, com o coração cheio de gratidão por estarmos formando verdadeiros missionários com grandes ensinamentos que esta Obra nos propõe, acredito que eles também se sentem valorizados e importantes, tendo a liberdade de colocar em prática seus dons”.

A pequena Alanna Duarte Pereira, 10 anos, participa da IAM na comunidade Santo Agostinho, paroquia São Cipriano no Espírito Santo. Ela ressalta a importância desse momento: “A consagração para mim é o compromisso maior com a Infância e Adolescência Missionária”.

Com informações das Pontifícias Obras Missionárias