Inscrições abertas para 2º Congresso Latino Americano da Pastoral do Turismo

Já estão abertas as inscrições para o 2º Congresso Latino Americano da Pastoral do Turismo que tem como tema: O turismo que transforma. O encontro, vai acontecer de 12 a 17 de agosto, na Arquidiocese de Salvador (BA) vai englobar o 6º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo e 2º Congresso Brasileiro de Turismo Religioso.

De acordo com a organização, turismo é uma das atividades mais representativas da humanidade, pois o ser humano tem o direito universal ao descanso e ao tempo livre. Fazer Turismo é, portanto, mais que regalia uma característica inerente ao homem e à mulher de todos os tempos.

Pastur Salvador. Foto: Sara Gomes

O coordenador Nacional da Pastoral do Turismo, padre Manoel Filho, explica que pastoral tem como objetivo a evangelização do mundo do turismo em todas as suas dimensões através da organização das comunidades que recebem, para que sejam acolhedoras.

“A proximidade com os trabalhadores do turismo, defendendo seus direitos e oferecendo experiências de encontro com Deus, também faz parte da ação. A Dimensão Profética da presença da Igreja no mundo é vivida pela Pastur na denúncia de tudo que fere a dignidade humana na atividade turística, como o turismo sexual e o trabalho infantil”.

Ainda segundo padre Manoel, o Turismo de Base Comunitária é a opção feita, em toda América Latina para anunciar um novo modo de fazer turismo mais de acordo com a lógica do Evangelho.

No Brasil, a Pastur está presente em onze estados e doze Dioceses e Arquidioceses, num processo de implantação que começou com o 1º Encontro Nacional que ocorreu em Brasília em 2014, fazendo parte do Setor Mobilidade Humana da Comissão Episcopal para Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na América Latina ela está articulada no México, Panamá, Chile, Argentina e Brasil e recebe o suporte do CELAM, através do Departamento de Justiça e Solidariedade.

Experiências pastorais e estudos acadêmicos sobre a temática do turismo como instrumento de transformação dos estados e países onde a Pastur está presente serão o conteúdo do congresso, através de conferencistas como dom Gustavo Rodríguez Vegas, Arcebispo de Yucatan, no México e Presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade do CELAM, dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém do Pará e Referencial da Pastur junto a CNBB, professor Leonardo Ferrari, da Argentina e do padre Pedro Ignácio Nahuelcura Vargas, coordenador da Pastur do Chile.

As inscrições podem ser feitas site do congresso: www.pastoraldoturismo.com.br/congresso.

Share This