Instituto dá apoio assistencial a migrantes venezuelanos

A diocese de Roraima (RR) conta desde 2018 com um escritório do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). Ali, mulheres e crianças venezuelanas conseguem atendimentos, possíveis através de diversas iniciativas e parcerias. Um dos projetos trata da distribuição de complemento lácteo e fraldas descartáveis para crianças migrantes de acordo com orientações nutricionais específicas para cada faixa etária.

A distribuição acontece todos os meses, são aproximadamente 30 latas mensais. Para facilitar a distribuição, foi criado um calendário de visita assistencial às famílias beneficiadas por data do primeiro atendimento na Instituição. O recebimento do leite está organizado de acordo com a necessidade de cada família visitada.

O programa tem como objetivo complementar a alimentação de crianças migrantes que possam encontrar-se em estado de vulnerabilidade e desnutrida. A distribuição de leites e de fraldas constitui um trabalho integrado entre os agentes do escritório do IMDH local.

“Fazemos visitas semanalmente às famílias, selecionamos as casas que têm mulheres e crianças. O atendimento assistencial é um dos eixos de atividades do IMDH Solidário. As crianças migrantes também tem direito a receber latas de leite para complementar a alimentação”, explicou Gisele de Souza, coordenadora do atendimento assistencial da Instituição.

A dona de casa, Aryanne Gabriela, de 18 anos, mãe de dois filhos, recebeu leite e fraldas. Ela disse sentir-se muito grata por esse tipo de trabalho. “O apoio da Instituição é importante para fortalecer o desenvolvimento dos nossos filhos. Tenho um bebê de dois meses e precisamos muito de leite nesse momento. A ajuda que recebi vai nos ajudar bastante”, agradeceu.

O Instituto Migrações e Direitos Humanos presta apoio e orientação a mulheres e crianças em situação de emergência, migrantes e solicitantes de refúgio. A instituição desenvolve suas atividades em seis eixos de atuação. Acolhida e apoio socioassistencial é uma das atividades que vêm amplificando resultados positivos do trabalho prestado pelo IMDH Solidário na capital.

SOLIDARIEDADE: O programa é uma iniciativa contra a fome e complementos da alimentação de crianças migrantes. Tem também o objetivo de contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de uma atividade de apoio assistencial baseado em boas ações.

Com informações da Cáritas diocesana de Roraima
Share This