Jornadas Teológicas do Cone Sul e Brasil destaca os 50 anos do Concílio Vaticano II

Tiveram início ontem, 13, e vão até esta sexta-feira, 15, as Jornadas Teológicas do Cone Sul e Brasil, contando com a participação de mais de 200 delegados. O encontro realiza-se em Santiago do Chile, na Universidade Católica, e tem como objetivo analisar as respostas que a teologia pode oferecer “a uma sociedade marcada pela iniquidade”, como avaliou o organizador do encontro, José Maria Arnaíz.

As Jornadas se dão por ocasião dos 50 anos do início do Concílio Vaticano II. A abrir o evento, o professor de Teoria Política Contemporânea, da Universidade de Buenos Aires, Argentina, Daniel García Delegado, falou sobre o emergir de uma visão mais esperançosa, que, segundo ele, assinala o fim da globalização neoliberal e o despertar da região meridional.

O professor Daniel Garcia destacou ainda a passagem de uma globalização unipolar para uma multipolar, a partir da emergência dos países asiáticos e do dito “sul do mundo”, o que considerou muito positivo, pois “as nações do Cone Sul começam a por em prática modelos de desenvolvimento produtivo com inclusão”, disse.

Pronunciou-se também o reitor da Universidade Católica, padre Silva Henríquez, ressaltando que a Jornada se realiza em meio a uma profunda crise da Igreja e a uma mudança de referências éticas na sociedade.

Tags:

leia também