Jornal Observatório Diocesano será lançado na Solenidade de Pentecostes

A diocese de Barretos (SP), no dia 27 de maio, Solenidade de Pentecostes, dará início ao Ano Jubilar de seus 40 anos de criação. Várias ações e eventos serão realizados para marcar o jubileu, como o lançamento do Observatório Diocesano, jornal comemorativo que irá noticiar as atividades diocesanas e resgatar brevemente a história do bispado e da Igreja Católica ao longo desses anos.

Na quarta-feira, 11, foi realizada a primeira reunião de pauta com a equipe, que escolheu o nome do jornal e o número de edições. Serão sete edições bimestrais, de maio de 2012 a maio de 2013. O assessor de comunicação da diocese, Milton Figueiredo, e o padre Thiago Faccini, que é o diretor do jornal, manifestaram o desejo de que a equipe se mantenha após o término do Ano Jubilar e que o Observatório Diocesano se fortaleça e que continue sendo um instrumento de comunicação a serviço da evangelização diocesana. Nesses 40 anos, o bispado de Barretos contou com dois jornais diocesanos, “A Voz Diocesana” e “Diocese em Ação”.

A equipe é formada pelos jornalistas Fabiola Correia, Leandro Joaquim, Rinaldo Filho, William Pirola, Matheus Silva e Milton Figueiredo. A direção é do padre Thiago Faccini que é o coordenador da Comissão dos Festejos dos 40 anos.

No dia 14 de abril de 1973 a diocese de Barretos foi eregida pelo então papa Paulo VI e teve como primeiro bispo dom José de Mattos Pereira, que faleceu três anos depois.

Concurso

Na próxima terça-feira, 24, Festa de São Francisco de Sales, durante a Missa dos Jornalistas na Catedral do Divino Espírito Santo em Barretos, às 07h00, será realizado pelo bispo diocesano, Dom Edmilson Caetano, o lançamento de concursos culturais, com premiação, para a escolha do Hino Jubilar dos 40 anos da Diocese de Barretos e do Brasão Diocesano. Os concursos fazem parte das festividades do Ano Jubilar do bispado que tem como tema e lema “Diocese de Barretos: 40 anos de Vida e Missão – Ontem, hoje e sempre no Caminho da Fé”.

O concurso do Hino será para letra e música podendo haver parceria de letristas e músicos. O hino, antes de tudo, deverá primar por uma linguagem poética que traduza a presença da Igreja no progresso de Barretos e das demais 12 cidades que compõem a diocese, suas paróquias e comunidades, nesses 40 anos de Missão, com características bíblico-teológicas e pastorais.

O Brasão deve identificar o bispado como uma instituição religiosa, reconhecida pela sua importância para a fé e a vida pastoral dos fiéis dos 13 municípios que compõem a Igreja Particular e, ainda, deverá orientar-se pelos princípios da heráldica inspirando-se em fatos históricos, culturais e religiosos relacionados ao contexto missionário.

Podem participar dos Concursos Culturais qualquer pessoa, duplas, trios ou grupos, apresentando-se por pseudônimo, desde que não faça parte das comissões organizadoras dos concursos ou membros da Comissão Julgadora. O edital dos concursos estará disponível no site da diocese.

O bispado de Barretos foi criado em 14 de abril de 1973 pelo então Papa Paulo VI. O padroeiro diocesano é o Divino Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, comemorado na Solenidade de Pentecostes. A Igreja particular de Barretos tem 23 paróquias em 13 municípios divididos em três Regiões Pastorais (Barretos, Olímpia, Colina e Guaíra). O Ano Jubilar será aberto oficialmente pelo bispo diocesano, Dom Edmilson Caetano, no dia 27 de maio, Solenidade de Pentecostes, durante a Missa da Unidade Diocesana na igreja matriz da Paróquia São Benedito.

Tags:

leia também