Jovens concluem experiência missionária na Amazônia

A Primeira Missão Jovem na Amazônia foi concluída no domingo, 14, com momentos de oração, partilha, testemunhos e missa. Os 72 jovens selecionados pelas Comissões para a Amazônia; Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; e Missão Continental da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram de formação, em Manaus (AM), e depois foram enviados para os municípios de Parintins (AM), Borba (AM), Coari (AM) e Boa Vista (RR).

A experiência missionária dos jovens teve início no dia 30 de novembro. Na ocasião, os participantes ficaram instalados na sede do Movimento Focolares da capital amazonense, o Centro Mariápolis Maria de Loreto. Durante três dias aconteceram formação, integração e preparação para as atividades missionárias nas comunidades ribeirinhas e indígenas. O secretário executivo do regional Norte 1 da CNBB, padre Zenildo Lima, deu orientações sobre aspectos geográficos da Amazônia, bem como sobre a ação missionária realizada na região.

No dia 1º de dezembro, houve uma mesa redonda com jovens da região que apresentaram sua realidade aos missionários. Representantes das diversas expressões juvenis do Estado do Amazonas partilharam experiências e responderam perguntas sobre a vida da juventude. O seminarista da diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM), Odílio Gentil, contou a realidade das etnias indígenas, dos costumes dos integrantes de sua comunidade e lamentou a perda de identidade dos jovens indígenas. “Os jovens de minha comunidade sonham muito em estudar, eu sonho em ser padre. Muitas vezes os jovens vêm para a cidade atrás do sonho, mas não conseguem e se envolvem com as drogas”, disse.

Os assessores das Comissões da CNBB e o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, dom Eduardo Pinheiro da Silva, dividiram-se com os grupos nos quatro locais de missão. A assessora da Comissão para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, foi para a diocese de Coari (AM). A assessora da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, irmã Dirce Gomes da Silva, esteve na prelazia de Borba (AM). Os assessores das Comissões para a Juventude, padre Carlos Sávio Ribeiro, e para a Missão Continental, padre Sidnei Marco Dornelas, realizaram a missão na reserva Raposa Serra do Sol, em Boa Vista (RR), diocese de Roraima. Em Parintins (AM), o grupo de jovens foi acompanhado pelo padre Marcelo Gualberto Monteiro, da diocese de Uruaçu (GO).

Foto: Jovens ConectadosNa missa de encerramento da missão, padre Carlos Sávio lembrou aos jovens, em sua homilia, que o Natal do Senhor se aproxima e fez um convite para que os missionários sejam “mensageiros da esperança e da luz de Jesus Cristo, como foram os profetas Elias e João Batista”, citados nas leituras.

“A principal marca da juventude é a alegria. Vocês devem ser canais da graça de Deus e a ajudar a Igreja a libertar os jovens que ainda não conheceram a Cristo. Muito obrigado pelo testemunho de cada um de vocês, por subirem montes e rios da Amazônia e viajarem quilômetros e horas até aqui. Vocês fazem parte da história da Igreja do Brasil”, disse.

Dom Eduardo Pinheiro agradeceu em vídeo o envolvimento dos jovens. “Tenho certeza que, além do benefício que vocês carregarão para si, para a própria vida, para a própria realidade cristã, vocês vão ser sinais, vão propagar nas várias realidades a necessidade de fazer com que mais jovens discípulos missionários de Jesus Cristo assumam trabalhos concretos de missionariedade, de voluntariado, em vista da construção do Reino. Parabéns pelo sim que estão dando”, disse o bispo.

Os 72 jovens presentes na Primeira Missão Jovem na Amazônia representaram todos os estados brasileiros. Também fizeram parte do grupo jovens do Paraguai, do Uruguai e da Argentina.

Com informações e fotografia de Jovens Conectados

 

 

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *

Share This