Leigos Missionários além-fonteiras participaram de encontro em São Paulo

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com as comissões para o Laicato e para a Juventude, realizou o 2º Encontro Nacional de leigos e leigas missionários além-fronteiras.

O encontro aconteceu nos dias 29 de setembro a 01 de outubro, em São Paulo (SP), e teve como tema, “Cristãos leigos e leigas partilhando a missão”, e como lema, “Ai de mim se não evangelizar!” (1Cor 9, 16). Ao todo 28 participantes de diferentes Regionais da CNBB, entre jovens e missionários, representando várias expressões institucionais de inserção dos leigos na missão evangelizadora da igreja.

Segundo o assessor da Comissão para Ação Missionária da CNBB, padre Sidnei Marco Dornelas, o encontro foi preparado para trazer à luz a contribuição dos leigos e leigas para a caminhada missionária da Igreja.

“O encontro buscou ser um espaço para celebrar e compartilhar experiências de leigos e leigas missionários além-fronteiras, além de realizar um intercâmbio entre os projetos, institutos e comunidades de vida que sustentam e promovem iniciativas missionárias com leigos e leigas”.

2º Encontro de Leigos e Leigas Missionários Além-Fronteiras

Os participantes puderam expressar durante as partilhas e debates as alegrias e as frustrações da caminhada missionária, ao mesmo tempo em que buscaram as melhores modalidades de continuar o amadurecimento da reflexão sobre a vocação dos leigos missionários além-fronteiras, assim como das formas de inserção e mediação institucional na missão.

Segundo o padre, durante a formação foi manifestado o desejo de que houvesse mais oportunidades e estruturas mais propícias para que todos os leigos pudessem viver a dimensão missionária de seu batismo, na missão além-fronteiras, nos projetos de Igrejas Irmãs, entre outros.

O encontro foi realizado com apoio do Conselho Missionário do Regional Sul1, São Paulo (SP), e uma participação das Pontifícias Obras Missionárias (POMs) e do Conselho Nacional dos Leigos e Leigas no Brasil (CNLB).

Share This